
Projeto busca melhorar infraestrutura de atendimento clínico e abrigo temporário com a reforma do Centro de Castrações Animais e a construção de novas baias no canil da PARC
Localizado às margens da BR-040, na região central do estado, o município de Congonhas enfrenta desafios no cuidado a animais em situação de rua ou vulnerabilidade social. Para isso, o projeto "PARC - Associação de Protetores dos Animais de Rua de Congonhas" tem como objetivo ampliar a infraestrutura de atendimento a esses cães e gatos.
O Centro de Castrações Animais da cidade necessita de reformas que tornem o espaço da clínica mais seguro, higiênico e adequado para a realização dos procedimentos veterinários. Além disso, também está prevista a ampliação das baias no canil da própria PARC, já que o número de animais abandonados tem aumentado, e o espaço atual não comporta todos com conforto e segurança.
Esse projeto foi contemplado em cumprimento do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública nº 5004638-30.2022.8.13.0180.
Sobre o Semente
O Semente conecta o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) à sociedade, em parceria com o CeMAIS, viabilizando iniciativas transformadoras que beneficiam as pessoas e o meio ambiente. Ele é uma alternativa segura, democrática e transparente para que os Promotores de Justiça possam destinar recursos advindos de medidas compensatórias a projetos de relevante interesse socioambiental e que proporcionem resultados para toda a sociedade.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Associação Protetores dos Animais de Rua de Congonhas (PARC)
Data de Início: 22/12/2025
Município de Execução: Congonhas
Bacia Hidrográfica: Bacia do Rio Doce
Orçamento do Projeto: R$ 500.000,00
Período de Execução: 24 meses
Status: Em andamento
Foto de capa meramente ilustrativa: cão em atendimento realizado pela PARC
Termo de Compromisso
Plano de monitoramento
Endereço
Comercial: Rua Almirante Alexandrino, 245, Gutierrez | Belo Horizonte, Minas Gerais | CEP: 30441-036Contato
31 3370-6601