A aquisição de duas viaturas permite ampliar a proteção da biodiversidade dos reservatórios Várzea das Flores e Serra Azul, dando celeridade na averiguação das denúncias
Atualmente, são 17 cidades que compõem a área de competência territorial do 2º pelotão da Polícia do Meio Ambiente, com uma população de cerca de 1,95 milhões de pessoas. Para atender toda a área de extensão de 3.493 km², a Associação Regional de Proteção Ambiental dos Alto e Médio Paraopeba e Velhas propôs na Plataforma Semente a aquisição de duas viaturas caminhonetes Mitsubishi L200 Triton 4x4. O objetivo é ampliar a proteção da biodiversidade dos reservatórios Várzea das Flores e Serra Azul.
Com as novas viaturas, será possível dar maior celeridade a averiguação das denúncias, potencializado as ações preventivas nos mananciais, nas nascentes e em toda bacia hidrográfica, alcançando um número intangível de pessoas, animais e ecossistemas beneficiados. Além disso, será possível aumentar as visitas aos proprietários de pequenos empreendimentos e moradores das áreas rurais, a fim de estabelecer uma maior aproximação e orientação sobre o uso racional e sustentável dos recursos naturais, salvaguardando o meio ambiente.
O projeto tem duração de quatro meses e foi contemplado em cumprimento da cláusula 14 do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública nº 0020107-31.1992.8.13.0027. A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o estado. No Instagram, siga @novosemente.
Proponente: Associação Regional de Proteção Ambiental dos Alto e Médio Paraopeba e Velhas
Municípios de execução: Esmeraldas, Mário Campos, Ibirité, Bonfim, Igarapé, Piedade dos Gerais, Sarzedo, Mateus Leme, Ribeirão das Neves, Juatuba, Rio Manso, São Joaquim de Bicas, Crucilândia, Florestal, Contagem, Itaguara, Betim
Valor do Projeto: R$ 640.050,00
Período de Execução: 4 meses
Data da Contemplação: 18 de abril de 2023
Status: Concluído, com prestação de contas aprovada
Relatório final de atividades e prestação de contas apresentado pelo proponente.
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604