Palco itinerante vai levar intervenções artísticas e educativas, que abordam questões sobre sustentabilidade, a parques e praças de Montes Claros
Um dos maiores desafios para se enfrentar os efeitos da crise ambiental atual é conseguir o engajamento das comunidades para entender o problema de maneira eficaz. Com esta questão em mente, o projeto "Praça Viva - Música, Arte e Sustentabilidade" busca abordagens criativas para tornar a sustentabilidade acessível e envolvente a diversos públicos, utilizando o teatro e as redes sociais.
Inspirados pela visão do geógrafo Milton Santos, que define uma cidade como "um espaço de encontros e trocas", a proposta transforma parques e praças de Montes Claros em palcos itinerantes, promovendo uma educação ambiental participativa e lúdica. As peças teatrais tratam de temas essenciais e permitem que o público se conecte às questões que envolvem a sustentabilidade de forma direta.
Ao integrar arte, cultura e tecnologia, o objetivo do "Praça Viva" é se posicionar como um modelo de inovação na educação ambiental. O projeto visa fomentar uma cultura de responsabilidade ecológica em diferentes grupos da população, promovendo um senso de compromisso compartilhado com a preservação do meio ambiente – e, mesmo que não seja possível assegurar uma transformação de toda a comunidade, a ideia é de conseguir um impacto positivo que resulte em um ambiente urbano mais saudável.
Essa proposta foi contemplada em cumprimento ao Termo de Compromisso firmado nos autos do Inquérito Civil nº 0278.15.000383-0.
Sobre o Semente
O Semente é hoje o maior banco de projetos socioambientais de Minas Gerais e do país. Iniciativa do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, a plataforma virtual conta com amplo acesso em todo o Estado e recebe propostas de instituições do terceiro setor.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Instituto Pegada Ambiental
Data de Início: 14/01/2025
Município de Execução: Montes Claros
Bacia Hidrográfica: Bacia dos Rios Verde Grande e Pardo de Minas
Orçamento do Projeto: R$ 507.700,00
Período de Execução: 14 meses
Status: Em andamento
Plano de monitoramento
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604