Iniciativa visa a restauração da Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho para envolver a população na preservação do patrimônio
Construída entre 1895 e 1897 para servir como principal instalação de manutenção e depósito da Estrada Férrea Oeste de Minas em Ribeirão Vermelho, a Rotunda Ferroviária chama atenção pela escala do projeto. Com colunas e esquadrias em metal procedente da Escócia e telhas importadas da França, o espaço seguiu usado como depósito de locomotivas até 1985, mesmo após a desativação do seu parque mecânico. Desde então, o imóvel sofreu com as ações do tempo, e o projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho" busca a recuperação do bem.
A proposta da Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil) pretende continuar o processo iniciado pela Prefeitura de Ribeirão Vermelho a partir de 2023, idealizado como um plano de intervenções em três etapas. A primeira, restaurando a cobertura e adequando o sistema de drenagem pluvial, já está em andamento. Foram detectadas patologias nas colunas, paredes, janelas e portões, com danos evidentes causados por vandalismo e falta de manutenção, o que propiciou o surgimento de vegetação dentro do espaço.
Apesar dos desmoronamentos parciais e da presença de lacunas, as alvenarias são passíveis de consolidação e reconstrução. Os principais dados dizem respeito aos módulos que colapsaram pela perda dos tubos de drenagem externos, com erosão da argamassa e dos tijolos e desestabilização gradual. O resultado é a lenta degradação das paredes, até sua perda de resistência mecânica ao ponto de ser comprometida sob o próprio peso. Em alguns casos, as trincas e rachaduras disseminadas demonstram perda da coesão entre unidades (tijolos) e risco de colapso.
A recuperação da situação atual da Rotunda fundamenta a linha de atuação da proposta. Além disso, serão realizadas atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho, com a restauração da estrutura existente sendo finalmente concluída na execução dessa iniciativa.
Esse projeto foi contemplado em cumprimento do Termo de Compromisso celebrado nos autos do Inquérito Civil nº 0382.14.000455-9.
Sobre o Semente
O Semente conecta o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) à sociedade, em parceria com o CeMAIS, viabilizando iniciativas transformadoras que beneficiam as pessoas e o meio ambiente. Ele é uma alternativa segura, democrática e transparente para que os Promotores de Justiça possam destinar recursos advindos de medidas compensatórias a projetos de relevante interesse socioambiental e que proporcionem resultados para toda a sociedade.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil)
Data de Início: 15/09/2025
Município de Execução: Ribeirão Vermelho
Bacia Hidrográfica: Bacia do Rio Grande
Orçamento do Projeto: R$ 2.948.500,00
Período de Execução: 14 meses
Status: Em andamento
Plano de monitoramento
Endereço
Comercial: Rua Almirante Alexandrino, 63, Gutierrez | Belo Horizonte, Minas Gerais | CEP: 30441-036Contato
31 3370-6601