Além das ações de proteção da espécie e produção de conhecimento científico, projeto prevê ações de educação ambiental para fomentar a imagem de espécie-bandeira da Mata Atlântica
O muriqui-do-norte, maior primata das Américas, é uma espécie exclusiva da Mata Atlântica e conta com uma população total inferior a mil indivíduos. Esse quadro alarmante o tornou, em 2016, um dos 25 primatas mais ameaçados de extinção do mundo. O projeto "Primatas PERDidos" propõe avaliar a ocorrência, tamanho populacional e genética dos grupos remanescentes no Parque Estadual do Rio Doce (PERD), com objetivo de proteção da espécie e produção de conhecimento científico.
Com 36 mil hectares de Mata Atlântica preservada, o PERD é o maior fragmento do bioma em Minas Gerais. O muriqui-do-norte desempenha uma importante função nos ecossistemas, já que são excelentes dispersores de sementes, além de garantirem a integridade e conectividade das áreas de mata em que residem. A presença do muriqui-do-norte em matas protegidas também é um indicativo de boa qualidade ambiental, podendo considerá-lo como uma espécie guarda-chuva, já que favorece a conservação da paisagem e de outras espécies presentes no local. Sendo assim, o projeto também irá beneficiar a área de Mata Atlântica dentro do PERD.
Estão previstas ainda ações de educação ambiental e primate watching, que vão auxiliar na divulgação de informações, de forma a conscientizar a população e contribuir para a conservação desse primata. O objetivo é usar a ciência-cidadã no exercício da proteção dessa espécie em longo prazo, tornando a sua imagem uma espécie-bandeira da Mata Atlântica. A proposta, com duração de 18 meses, foi contemplada em cumprimento da determinação expedida nas cláusulas 4 e 5 do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública nº 5055004-90.2021.8.13.0024.
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o estado.
Proponente: Muriqui Instituto de Biodiversidade
Municípios de execução: Bom Jesus do Galho, Ipatinga, Marliéria, Dionísio, Timóteo
Valor do Projeto: R$ 368.550,00
Período de Execução: 18 meses
Data da Contemplação: 21 de março de 2023
Status: Em andamento
Foto: Paulo Quadros
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 09/08/2024.
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, entre os dias 12 e 14/12/2023.
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604