Publicado em: 28/05/2024
24

Programa de Comunicação entre a Sociedade Civil e o CIRA MG - Fase I

Proponente apresenta programa para aproximar a Sociedade Civil do trabalho do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA/MG), no combate à macrocriminalidade corporativa

O Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA/MG) tornou-se um marco no combate aos crimes contra a ordem econômica e tributária no Brasil, muitos deles praticados a partir de ilícitos ambientais, envolvendo setores de forte impacto no meio ambiente, como mineração, siderurgia e agronegócio. O objetivo desse Programa de Comunicação é divulgar junto à população as boas práticas de governança trabalhadas pelo CIRA/MG, incluindo a produção de um livro sobre sua história, atividades e práticas defendidas, além de filmes educativos.

Desde 2021, a articulação interinstitucional CIRA busca aprofundar as metodologias de governança por meio do Projeto Cira 360º, desenvolvido a partir de seis eixos estruturantes. Nesse contexto, mais de R$ 16 bilhões desviados já foram recuperados, mas a atuação do comitê como instância de apoio no combate à sonegação, ocultação de patrimônio e lavagem de dinheiro, além das formas como a própria Sociedade Civil pode ser parceira desse trabalho, ainda são pouco difundidas.

Daí se justifica a execução desse projeto, ampliando os seguintes alcances: o da Sociedade Civil, potencializando o monitoramento e os apoios comunitários; o das instituições públicas, fortalecendo a articulação interinstitucional; e o do setor produtivo, agregando novas camadas de incentivos para escolhas mais íntegras, em prol dos interesses coletivos. A proposta foi contemplada em cumprimento da Cláusula Segunda, Parágrafo Primeiro do Termo de Compromisso celebrado nos autos do inquérito civil  nº MPMG-0027.23.000875-0.

Semente

A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do MPMG, em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos socioambientais de instituições do terceiro setor. Para tanto, utiliza-se uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram, siga @novosemente.


Proponente: Associação dos Observadores dos Direitos Difusos e Coletivos de Minas Gerais (Observatório Lei.A)

Data de Início: 13 de maio de 2024

Município de Execução: Belo Horizonte

Orçamento do Projeto: R$ 512.000,00

Período de Execução: 6 meses

Status: Em andamento


Foto: Reprodução/Portal MPMG

       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: