Publicado em: 15/07/2024
81

Programa de Incentivo à Compostagem Familiar - Noroeste de Minas

Ideia é incentivar a compostagem na fonte geradora, a ser coordenada pela proponente do projeto, com a entrega de mais de 1,3 mil composteiras e orientação técnica continuada aos envolvidos

O encerramento dos lixões a céu aberto nos municípios brasileiros ainda enfrenta desafios diversos, que carecem de uma mudança comportamental profunda na gestão de resíduos. Uma das estratégias em busca de facilitar tal cenário é evitar a disposição de resíduos a partir da sua recuperação. O “Programa de Incentivo à Compostagem Familiar”, proposto para aplicação inicial em seis dos 11 municípios da região que estão desenvolvendo o Plano Regional de Coletas Seletivas Múltiplas, torna-se uma relevante ação para iniciar essa mudança de comportamento.

Recuperar os orgânicos, muitas vezes os representantes da maior fração dos resíduos domiciliares, passa pelo incentivo à compostagem na fonte, transformando-os em composto orgânico para posterior utilização nas atividades de plantio domiciliar e incentivo à economia circular. Dessa forma, fortalecendo no gerador a consciência ambiental e evitando a disposição inadequada dos mesmos em lixões e aterros, além de possibilitar a redução de gastos públicos com a eliminação de ações de coleta e destinação.

Em suma, a presente iniciativa visa estabelecer tal programa de incentivo com a cessão de 1.335 composteiras a domicílios e pequenos estabelecimentos, incluindo orientação operacional e acompanhamento do tratamento dos resíduos e uso do composto orgânico. Assim, compartilhar com os próprios geradores as responsabilidades pelo destino dos resíduos. Esse projeto foi contemplado em cumprimento da cláusula 2.1.10 do Termo de Compromisso celebrado nos autos da ação civil pública nº 0092646.18.2015.8.13.0470.

Semente

A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos socioambientais de instituições do terceiro setor. Para tanto, utiliza-se uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram, siga @novosemente.


Proponente: Agência de Desenvolvimento de Biorregiões do Vale do Rio Urucuia (ADISVRU Vale do Urucuia)

Data de Início: 08 de julho de 2024

Municípios de Execução: Arinos, Bonfinópolis de Minas, Buritis, Formoso, Riachinho, Uruana de Minas

Orçamento do Projeto: R$ 495.000,00

Período de Execução: 15 meses

Status: Em andamento

       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: