São mais de 60 animais tutelados pela Casa de Apoio e Solidariedade Animal. Além da garantia de qualidade de vida para os cachorros, o projeto oferece ainda troca de saberes sobre a prática de cuidados
Animais mais velhos, com problemas de saúde, alguma deficiência ou agressivos são, na maioria das vezes, rejeitados na fila da adoção. Mesmo em abrigos, ficam sujeitos à multiplicação das doenças, agressões entre os próprios animais, o que, consequentemente, compromete a sobrevivência e impede uma sobrevida com padrões mínimos de dignidade. Mas é possível mudar essa realidade com os devidos cuidados e a correta aplicação de recursos.
Na cidade de Matozinhos, em Minas Gerais, a Casa de Apoio e Solidariedade Animal propôs uma maneira diferente no acolhimento de animais em situação de abandono, maus-tratos ou vulnerabilidade. O Projeto Benfazer abriga, hoje, 63 cachorros e aposta no respeito à individualidade de cada animal potencializando, assim, o bem-estar nos quesitos alimentação, conforto, cuidados médicos, adoção e longevidade.
Com base na metodologia e protocolos já adotados pela instituição, o projeto propõe a produção e divulgação de um guia de orientação para os grupos e entidades que atuam na proteção animal. A publicação vai abordar cuidados práticos e economicidade a partir de protocolos de prevenção de doenças e agravos, bem como a manutenção destes animais e rotinas diárias (desde o resgate/acolhimento até a adoção ou cuidados contínuos).
A ideia foi apresentada na Plataforma Semente e contemplada por meio da cláusula 3.4 do Termo de Compromisso celebrado nos autos dos inquéritos civis nº. 0319.13.000107-5, nº 0319.18.0000.28-7 e nº 0319.20.000345-1. O Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, por meio de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o estado.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Casa de Apoio e Solidariedade Animal - CASA
Município de execução: Matozinhos
Valor do Projeto: R$ 671.174,00
Período de Execução: 12 meses
Data da Contemplação: 27 de janeiro de 2023
Status: Em execução
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 06/02/2024.
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604