O bicudo é uma das aves mais ameaçadas do Brasil e está extinto em mais de 95% de sua área de ocorrência, que abrangia a Amazônia, Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica. Em Minas Gerais, os últimos registros confiáveis de bicudos na natureza são superiores a 70 anos.
A forte pressão de caça sobre as populações de bicudo (sporophila maximiliani) no país levou sua população a níveis alarmantes, sendo ele extinto em quase todas as regiões de ocorrência histórica. Paradoxalmente, é uma ave muito comum e facilmente criada em cativeiro.
A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Porto Cajueiro apresenta um conjunto de características primordiais para a conservação do bicudo, que por sua vez possibilita a execução de ações visando o repovoamento da região, com destaque para a presença de ambientes preservados utilizados pela espécie (veredas diversas, vegetação ribeirinha e demais áreas alagadas); ótima estrutura para o desenvolvimento do projeto, sendo o acesso restrito e a caça efetivamente coibida; e a ocorrência histórica da espécie na região, cujo último exemplar foi registrado na natureza há mais de 70 anos. Além de auxiliar a conservação da espécie considerada criticamente ameaçada de extinção, a ideia é beneficiar a comunidade tradicional de Porto Cajueiro.
Apresentado à Plataforma Semente pela Associação para a Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro, pretende-se, por meio deste projeto, restabelecer a população de bicudos em MG. A ave está extinta em mais de 95% de sua área de ocorrência. A atuação será realizada em uma reserva protegida contra caçadores, por meio de ações embasadas em estudos científicos, associadas com ações de fiscalização e envolvimento de comunidades locais.
O projeto foi Contemplado pela 01° Promotoria de Justiça da Comarca de Itabirito, por meio do Termo de Compromisso celebrado nos autos dos Inquéritos Civis nº 0319.13.000107-5, 0319.18.0000.28-7 e 0319.20.000345-1.
CLIQUE AQUI e acompanhe a visita técnica de monitoramento realizada pela equipe do Semente.
Proponente: Associação para a Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro
Municípios de execução: Januária
Valor do Projeto: R$ 200.000,00
Período de Execução: 12 meses
Data da Contemplação: 03/01/2022
Status: Concluído, com prestação de contas aprovada
Relatório final de atividades e prestação de contas apresentado pelo proponente.
Visita Técnica realizada entre 23 e 25 de agosto de 2022
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604