Publicado em: 28/06/2023
631

Projeto Bicudos - O retorno da espécie em Minas Gerais

Após 80 anos sem avistamento da espécie em vida livre em Minas Gerais, duas populações selvagens foram encontradas no entorno do Parque Estadual do Rio Doce (PERD). Projeto quer expandir Unidade de Conservação para monitorar e preservar a espécie ameaçada de extinção

O bicudo é uma ave que consta na lista vermelha global de espécies ameaçadas, e avaliada como "Criticamente em Perigo" na lista brasileira do Ministério do Meio Ambiente. Um dos cantores mais apreciados para criadores de aves em cativeiro, os machos são vendidos por milhares de dólares. Devido ao alto nível de perseguição e degradação de habitat, a espécie sofreu um declínio drástico, tornando-se rara em muitas áreas de ocorrência e já sendo considerada extinta em alguns estados brasileiros.

Após 80 anos sem avistamento da espécie em vida livre em Minas Gerais, duas populações selvagens foram encontradas no entorno do Parque Estadual do Rio Doce (PERD), no Vale do Aço, pelo Instituto de Pesquisa Waita. Diante deste cenário, a equipe propôs na Plataforma Semente o Projeto Bicudos - O retorno da espécie em Minas Gerais.

O objetivo principal é proteger a população por meio da expansão da Unidade de Conservação do PERD, de forma a abranger a área onde os bicudos foram encontrados. Além disso, a equipe vai coletar informações ecológicas, biológicas, genéticas e comportamentais sobre a espécie, para ações de registro histórico e preservação. E por fim, o projeto prevê o combate ao tráfico de animais silvestres na região com ações de educação ambiental.

O projeto tem duração de 12 meses e foi contemplado em cumprimento cláusulas 4 e 5 do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública 5055004-90.2021.8.13.0024. A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o estado.

Proponente: Instituto de Pesquisa Waita

Municípios de execução: Bom Jesus do Galho, Vargem Alegre, Dionísio

Valor do Projeto: R$ 300.000,00

Período de Execução: 12 meses

Data da Contemplação: 26 de maio de 2023

Status: Em andamento

Prestação de contas

Visitas Técnicas II e III

Relatórios de visitas da equipe técnica para acompanhamento do projeto, nos dias 06 e 28/08/2024.

Clique aqui e acesse!

Visita Técnica

Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, entre os dias 12 e 14/12/2023.

Clique aqui e acesse!
       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: