Experiência de realidade virtual foi apresentada em parques de Belo Horizonte durante todo o mês de janeiro
O período de férias escolares proporcionou, aos habitantes de Belo Horizonte, uma chance de conscientização sobre o tráfico de animais silvestres. O projeto "Cativeiro", proposto pelo Instituto Arbo e contemplado há um ano via Semente, levou a experiência às Mangabeiras e ao Ursulina de Andrade Melo, entre outros parques da capital, no mês de janeiro. Isso após passar por escolas municipais de cidades mineiras diversas durante o ano de 2024.
A proposta do "Cativeiro" mostra, com o uso de óculos de realidade virtual, a trajetória de uma ave silvestre capturada por traficantes de animais para o comércio. O filme de cerca de dez minutos é protagonizado pelo pássaro Migalha, sob o seu ponto de vista: o espectador vive o drama de ser sequestrado na mata, confinado em uma pequena gaiola e comercializado para uma família que o mantém preso dentro de casa.
Na sequência da trama, uma das integrantes da família leva Migalha ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS-MG) depois que a ave passa mal. As atendentes do CETAS realizam todo o trabalho de cuidado para que Migalha se readapte à vida livre na natureza. O filme termina com sua soltura, e a experiência em 3D proporcionada pelos óculos garante aos espectadores a oportunidade de entender esse processo.
Contemplado em janeiro de 2024, o "Cativeiro" desperta reflexões ao abordar o trabalho feito no combate ao tráfico de animais silvestres. A possibilidade de "sentir" na pele a experiência de Migalha permite que o público se conscientize sobre o drama enfrentado pelos bichos, como explica Gabriel Vitor de Oliveira, do Instituto Arbo:
"O 'Cativeiro' surgiu a partir de uma demanda do Ministério Público de levar a educação ambiental às escolas. A gente veio com uma metodologia nova, e o filme é uma parte disso, também levando alguns conceitos a respeito do tráfico de animais. Os estudantes relataram experiências pessoais sobre isso, e a gente consegue perceber uma diferença deste entendimento sobre o tráfico", destaca Gabriel.
A ação será levada, no início do ano letivo, às escolas públicas de Barão dos Cocais e Bom Jesus de Amparo.
CLIQUE AQUI e assista ao trailer do "Cativeiro"!
Sobre o Semente
O Semente é hoje o maior banco de projetos socioambientais de Minas Gerais e do país. Iniciativa do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, a plataforma virtual conta com amplo acesso em todo o Estado e recebe propostas de instituições do terceiro setor.
No Instagram: @novosemente.
Fotos: Francisco Luz/Semente
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604