Publicado em: 16/08/2023
182

Projeto Corredor Ecológico

Objetivo é reflorestar 60 mil m² de áreas de proteção permanente (APP) em até dez propriedades rurais na região de Piedade do Paraopeba, com a plantação de 12 mil mudas de espécies da Mata Atlântica

Restabelecer a cobertura vegetal e as funcionalidades ambientais por meio da revegetação das áreas de proteção permanente (APP). Esse é o objetivo do projeto Corredor Ecológico, contemplado no último mês pela Plataforma Semente, que busca assim o controle de processos erosivos e o recondicionamento do solo na região de Piedade do Paraopeba.

O distrito de Brumadinho-MG apresenta uma paisagem alterada, resultado de longo período de intervenção na qual sucederam-se sistemas de produção e exploração geradores de impactos ambientais negativos, especialmente o desflorestamento. Neste contexto, a proponente “Brigada Carcará” propôs o projeto de recuperação das APPs não somente como ponto de partida para o resgate dos recursos hídricos, considerando a importância das nascentes na formação e manutenção dos mesmos, mas ainda como meio de preservar a estabilidade geológica, a biodiversidade e o fluxo gênico de fauna e flora.

Além da contribuição no sequestro do carbono atmosférico, a iniciativa de reflorestamento deverá agregar valores às atividades socioeconômicas desenvolvidas pelas comunidades da região, incluindo geração de emprego, restauração das atividades produtivas e uso alternativo das áreas recuperadas. De acordo com o Relatório Avaliação Global de Recursos Florestas 2020 (FAO), as florestas abrigam mais de 60 mil espécies arbóreas, 80% dos anfíbios, 75% das aves e quase 70% dos mamíferos, potenciais beneficiários de um solo regenerado, com boas características físicas, consequência desse processo de reflorestamento.

Essa proposta foi contemplada em cumprimento ao Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil pública nº 5002343-33.2021.8.13.0090.

Semente

A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o estado. No Instagram, siga @novosemente.

Proponente: Brigada Carcará

Município de execução: Brumadinho

Valor do Projeto: R$ 483.000,00

Período de Execução: 15 meses

Data da Contemplação: 6 de julho de 2023

Status: Em andamento

Prestação de contas

Visita Técnica

Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 26 de março de 2024.

Clique aqui e acesse!
       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: