Proposta visa recuperar o antigo espaço, que se encontra em situação de abandono há mais de dez anos, para conferir novo uso como equipamento cultural da cidade situada no Alto Paranaíba
A Casa de Câmara e Cadeia, o mais antigo edifício institucional de Patos de Minas, apresenta importância histórica na formação da cidade. Apesar disso, vive situação de abandono há anos. Para mudar esse quadro, o Projeto "Cultura em Cadeia" pretende recuperar o espaço e transformá-lo em um centro cultural. Além disso, a proposta também tem como objetivo restaurar a estrutura para sua concepção original.
O prédio está em situação precária pela falta de manutenção e vandalismo, o que comprometeu seu estado de conservação. Além disso, a Casa de Câmara e Cadeia sofre com a descaracterização, perdendo de forma progressiva elementos originais da construção, e corre risco de colapso parcial devido às infiltração na cobertura, paredes e lajes.
Por isso, o projeto busca consolidar, recuperar e revitalizar integralmente o edifício, adaptando suas instalações para garantir acessibilidade e funcionalidade de forma flexível, respeitando seu passado. Também pretende-se proporcionar a Patos de Minas um local que se torne referência como centro cultural, que sirva como museu mas também ofereça espaço para oficinas, exposições, performances e sede para o Arquivo Histórico.
Esse projeto foi contemplado em cumprimento da cláusula 4ª do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública nº 5055004-90.2021.8.13.0024.
Sobre o Semente
O Semente é hoje o maior banco de projetos socioambientais de Minas Gerais. Iniciativa do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, a plataforma virtual conta com amplo acesso em todo o Estado e recebe propostas de instituições do terceiro setor.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Fundação Educacional de Patos de Minas (Fepam)
Data de Início: 03/10/2024
Município de Execução: Patos de Minas
Bacia Hidrográfica: Bacia dos Rios Paracatu e Urucuia
Orçamento do Projeto: R$ 996.000,00
Período de Execução: 12 meses
Status: Em andamento
Foto capa: Prefeitura de Patos de Minas/Divulgação
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604