Publicado em: 26/09/2023
292

Projeto de Conservação e Restauro do Palácio da Liberdade

Obras de restauro e conservação no Palácio serão realizadas, como meio de manter a integridade do imóvel e sua área externa em condições de uso, inclusive para segurança das atividades culturais e oficiais no local

Uma edificação pública de valor histórico, artístico, arquitetônico e social, reconhecida como patrimônio cultural nos âmbitos municipal e estadual. Em busca de um esforço contínuo de preservação do bem tombado, o projeto “Conservação e Restauro Palácio da Liberdade” irá executar serviços de pintura interna e externa, restauro e conservação de locais danificados por infiltração, uso ou ação do tempo, além de readequação e melhorias para utilização do espaço.

Para o manejo do bem, serão consideradas as circunstâncias ambientais em que o mesmo se encontra, contribuindo assim para o seu delongamento ou prevenção da deterioração da edificação, incluindo sua área externa e jardins. Esse trabalho de conservação e restauração deverá incluir elementos diversos. Entre eles, o telhado apresenta pontos variados de vazamento e goteiras, com telhas quebradas e sujeira nas calhas, rufos e condutores. Outros exemplos são as janelas sem aletas, vedação e fixação de vidros, a escadaria com elementos soltos e a iluminação insuficiente em pontos internos e externos.

Como forma de manutenção das características e uso do bem cultural, o plano de conservação prevê a complementação e adequação dos acessos e percursos de visitação, além de iluminação cênica para as fachadas e restauração dos elementos artísticos integrados, entre outras ações. Esse projeto foi contemplado em cumprimento às cláusulas 4 e 5 do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública nº 5055004-90.2021.8.13.0024.

Semente

A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS. Ela recebe projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram: @novosemente.

*

Proponente: Instituto Biapó

Município de execução: Belo Horizonte

Orçamento do Projeto: R$ 9.823.000,00

Período de Execução: 18 meses

Data da Contemplação: 17 de julho de 2023

Status: Em andamento

Prestação de contas

Visita Técnica II

Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 11/12/2023

Clique aqui e acesse!

Visita Técnica I

Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 27/09/2023

Clique aqui e acesse!
       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: