Publicado em: 02/04/2024
81

Projeto Encontro - Fase I

Esse “Encontro” representa uma caravana sociocultural sustentável, que circulará por cinco cidades mineiras sob a influência de barragens a serem descaracterizadas no contexto da Lei “Mar de Lama Nunca Mais”

Nova Lima, Barão de Cocais, Igarapé, Itatiaiuçu e Mariana. Entre os meses de abril e maio, será essa a ordem do itinerário a ser percorrido pela caravana do Projeto Encontro. A ideia é levar atividades socioambientais, culturais e educacionais a comunidades atingidas por barragens em Minas Gerais, contando com uma “representante” sustentável para prestar atendimentos pontuais às pessoas: uma kombi retrô customizada, que servirá de apoio ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e demais órgãos ligados à defesa do meio ambiente.

Em cada município serão dois dias de atividades com abertura oficial, apresentações artísticas/formativas, serviços à comunidade, ruas de lazer/esporte e espaço literário, entre outras ações que visam atender crianças, jovens, adultos e idosos. Vale lembrar que, apesar de a Lei “Mar de Lama Nunca Mais” representar uma das legislações brasileiras mais efetivas quanto à regulação das atividades econômicas em prol da segurança das pessoas, existem ainda 40 barragens passíveis de descaracterização no estado.

Nesse cenário, torna-se obrigatória a prestação de constantes informações à sociedade civil por parte das mineradoras e poder público. Mas, devido à ruídos de comunicação por fatores diversos nos territórios, além da queda na assiduidade das comunidades em reuniões públicas sobre as propostas em execução, há urgência no desenvolvimento de um projeto que promova a retomada do convívio social. É nessa perspectiva que nasce o “Encontro”, relacionado ao bem-estar e à qualidade de vida das pessoas, buscando conectá-las com o mundo ao redor e fazê-las se sentir parte de uma comunidade.

Ao ter como principal objetivo fortalecer as comunidades atingidas por barragens de rejeito construídas pelo método a montante, a serem descaracterizadas a partir da “Mar de Lama Nunca Mais”, a caravana levará cidadania, educação, arte, cultura e serviços públicos gratuitos para regiões que, muitas vezes, não têm fácil acesso a esses recursos, ajudando a diminuir as desigualdades regionais e favorecer direitos básicos aos cidadãos.

Essa proposta foi contemplada via Plataforma Semente em cumprimento ao Termo de Compromisso que celebram o MPMG, com interveniência do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS), e o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC), em cumprimento ao Termo de Compromisso celebrado pelo Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente (CAOMA).


Proponente: Centro de Intercâmbio e Referência Cultural - CIRC

Data de Início: 19 de março de 2024

Municípios de Execução: Barão de Cocais, Igarapé, Mariana, Nova Lima, Itatiaiuçu

Orçamento do Projeto: R$ 2.840.000,00

Período de Execução: 8 meses

Status: Em andamento

 

Identidade visual da kombi sustentável foi criada pelo artista visual Conrado Almada 
Foto: MPMG / Reprodução

       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: