Iniciativa vai agir em duas frentes, com a capacitação de 100 alunas em curso de cerâmica e a distribuição de colmeias a famílias da Serra dos Alves
Com o encerramento da extração de minério de ferro em Itabira, a cidade vive agora um período de preocupação sobre a questão de emprego e renda. Isso afeta principalmente a população de baixa renda, que se torna vulnerável em função do aumento do desemprego e com deficiências nos serviços públicos essenciais. O "Projeto Fábrica Social ITI em Itabira - Cerâmica e Colmeia" tem como objetivo atender este público, realizando tarefas de educação socioambiental que representam alternativas de geração de renda.
A proposta do Instituto ITI – Igualdade, Transformação e Inovação Social tem diferentes frentes de atuação. Uma delas envolve realização de tarefas de educação socioambiental e empreendedorismo verde através do curso de cerâmica utilitária para mulheres, a fim de incorporar na sociedade valores éticos, coletivos eco e o desenvolvimento econômico e sustentável. Outra tem o apoio a iniciativas como a doação de 60 colmeias, com o objetivo de impulsionar a integração social de pessoas da comunidade rural da Serra dos Alves que vivem em situação de desfavorecimento socioeconômico.
O repasse das colmeias será feita para a produção de mel de maneira ecológica, que amenize os danos causados às abelhas no momento da coleta do mel. O método tradicional acaba eliminando muitas abelhas, devido ao manejo mais agressivo com a fumaça, para que elas fiquem atordoadas e facilite no manuseio. Logo após, é feita a descaracterização de todo o favo de mel, raspando-o e retirando esse material, levando-o para ser feito o processamento e a separação do mel de todo o restante do material orgânico. O método sustentável não tem essa agressão às abelhas nem a necessidade de remover o favo e desfazer dele por completo, consistindo na retirada do mel já limpo e pronto para ser consumido.
Esse projeto foi contemplado em cumprimento do Termo de Compromisso celebrado nos autos do Inquérito Civil nº 0317.19.001379-5, acompanhado pelo PA-TAC 30.16.0317.0123941.2024-80.
Sobre o Semente
O Semente conecta o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) à sociedade, em parceria com o CeMAIS, viabilizando iniciativas transformadoras que beneficiam as pessoas e o meio ambiente. Ele é uma alternativa segura, democrática e transparente para que os Promotores de Justiça possam destinar recursos advindos de medidas compensatórias a projetos de relevante interesse socioambiental e que proporcionem resultados para toda a sociedade.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Instituto ITI – Igualdade, Transformação e Inovação Social
Data de Início: 25/08/2025
Município de Execução: Itabira
Bacia Hidrográfica: Bacia do Rio Doce
Orçamento do Projeto: R$ 520.800,00
Período de Execução: 12 meses
Status: Em andamento
Plano de monitoramento
Endereço
Comercial: Rua Almirante Alexandrino, 63, Gutierrez | Belo Horizonte, Minas Gerais | CEP: 30441-036Contato
31 3370-6601