Educação ambiental e revitalização de praças de Montes Claros, com o trabalho de mulheres abrigadas e em situação de rua na manutenção de jardins e esculturas de borboletas, estão entre finalidades da proposta
Revitalizar praças em áreas urbanas de Montes Claros-MG, recuperar o mercado de trabalho com o incentivo ao empreendedorismo, reconfigurar o trabalho visando a autonomia financeira, por meio do empoderamento econômico feminino. O projeto Jardins para as Borboletas II busca trazer oportunidades de fortalecimento das habilidades e qualificações dessas mulheres em situação delicada pautada nos seguintes objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU): alcançar a igualdade de gênero, promover o crescimento econômico e tornar cidades e comunidades sustentáveis.
Ele dará continuidade à primeira proposta de mesmo nome, desenvolvida no programa “Para Além das Prisões”, com parcerias diversas, incluindo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Enquanto na 1ª etapa a finalidade foi homenagear mulheres ativas na sociedade com a construção de jardins e esculturas de borboletas em aço, por egressos do sistema prisional e pessoas em situação de rua, a atual tem o objetivo de trabalhar exclusivamente com mulheres abrigadas. Busca-se, assim, aumentar a probabilidade de sucesso na reinserção social e econômica das beneficiárias.
O objetivo geral, portanto, é promover o desenvolvimento sustentável com a revitalização de alguns jardins das praças do município, chamadas de “jardins para borboletas”. Além disso, contribuir para a garantia do direito ao trabalho através de formação profissional e inclusão socioeconômica de mulheres em situação de baixa resiliência e alta vulnerabilidade social. Esse projeto foi contemplado em cumprimento da cláusula 4ª do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública nº 5055004-90.2021.8.13.0024.
Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do MPMG, em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos socioambientais de instituições do terceiro setor. Para tanto, utiliza-se uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram, siga @novosemente.
Proponente: Casa de Acolhimento Rosa Mística
Data de Início: 03 de junho de 2024
Município de Execução: Montes Claros
Orçamento do Projeto: R$ 291.000,00
Período de Execução: 12 meses
Status: Em andamento
Fotos: Luísa Mosqueira/Semente
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 25/06/2024.
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604