Proposta busca a captação de recursos para adquirir softwares, equipamentos de informática e uma viatura para auxiliar no trabalho da Polícia Judiciária
O combate a crimes ambientais enfrenta uma série de desafios, que vão desde os poucos recursos disponíveis para identificar os danos até a descaracterização dos locais, seja por ação natural ou não. Estes problemas prejudicam o resultado das investigações e têm impacto direto no ecossistema e na vida das comunidades. O "Projeto MEAJ - Atuação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) no combate a crimes ambientais no Médio Espinhaço e Alto Jequitinhonha" trabalha na captação de recursos para melhorar a ação policial nestes casos.
O objetivo é adquirir equipamentos para operar dois softwares: o PIX4D será associado a drones usados pela Polícia Ambiental e permitirá que laudos periciais sejam feitos mais rapidamente nas áreas de ocorrência de crimes ambientais, enquanto o XRY possibilitará a extração e a recuperação de dados em dispositivos móveis, ajudando a apontar elementos de autoria e materialidade dos crimes. Os dois softwares escolhidos são específicos e capazes de elevar o nível de atuação da Polícia Judiciária (PJ), encaminhando os dados diretamente à perícia para tratamento e agilizando os processos.
Além disso, também serão comprados equipamentos de informática e uma viatura policial. Isso dará à PJ a capacidade de trabalhar de maneira mais proativa e rápida para cumprir seu objetivo: a diminuição dos crimes ambientais no Médio Espinhaço e Alto Jequitinhonha.
Esse projeto foi contemplado em cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado nos autos do processo nº 5001541-37.2022.8.13.0175.
Sobre o Semente
O Semente é hoje o maior banco de projetos socioambientais de Minas Gerais. Iniciativa do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, a plataforma virtual conta com amplo acesso em todo o Estado e recebe propostas de instituições do terceiro setor.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Conselho da Comunidade da Comarca de Diamantina
Data de Início: 11/12/2024
Municípios de Execução: Serro, Dom Joaquim, Serra Azul de Minas, Santo Antônio do Itambé, Diamantina, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves, Alvorada de Minas, Morro do Pilar, Felício dos Santos, Conceição do Mato Dentro, Couto de Magalhães de Minas, Gouveia, Congonhas do Norte, Datas, Presidente Kubitschek
Bacias Hidrográficas: Bacia dos Rios das Velhas e Paraopeba e Bacia dos Rios Jequitinhonha e Mucuri
Orçamento do Projeto: R$ 708.000,00
Período de Execução: 06 meses
Status: Em andamento
Foto meramente ilustrativa: Distrito de Conselheiro Mata/Prefeitura de Diamantina
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604