Ações de saúde única têm foco em castração e microchipagem de cães e gatos e realização de eventos educacionais em escolas para atender a população de baixa renda, protetores independentes e ONGs
A convivência com animais de estimação proporciona inúmeros benefícios para as pessoas, mas isso exige responsabilidade. Da mesma forma, a superpopulação de cães e gatos se tornou um problema em grandes e pequenas cidades do Brasil. É o caso dos municípios de Nova Lima, Rio Acima e Raposos, que têm sofrido com o grande número de animais sem lares, que carecem de cuidados básicos e estão sujeitos à fome, maus tratos e doenças. Pensando nisso, o "Projeto Patas e Mãos" pretende mitigar a situação com diversas iniciativas.
Entre os objetivos da proposta estão ações de controle populacional, saúde e educação para tutores de baixa renda, protetores independentes e organizações de cuidado animal. Há relatos, nas cidades em que o projeto vai atuar, de pessoas que desenvolveram transtornos ao buscar soluções para problemas dos seus pets.
Com essa situação, o "Projeto Patas e Mãos" trabalha com três aspectos principais: mudança de comportamento para evitar o abandono e maus tratos, ações humanitárias considerando animais como vítimas de situações criadas pelo ser humano e a responsabilização de todos. O controle do índice de natalidade de cães e gatos nas cidades de Nova Lima, Rio Acima e Raposos será buscado por meio de cirurgias de castração e a microchipagem dos animais.
A atuação também vai ocorrer em parceria com as prefeituras e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em casos de acumulação de animais, e o desenvolvimento de educação humanitária-animalista voltada à guarda responsável e ao bem-estar animal.
Esse projeto foi contemplado em cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta cujo acompanhamento é objeto do PATAC nº 0188.19.000691-9.
Sobre o Semente
O Semente é hoje o maior banco de projetos socioambientais de Minas Gerais. Iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, a plataforma virtual conta com amplo acesso em todo o Estado e recebe propostas de instituições do terceiro setor.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Instituto Patas Brasil
Data de Início: 29/03/2025
Municípios de Execução: Raposos, Nova Lima e Rio Acima
Bacia Hidrográfica: Bacia dos Rios das Velhas e Paraopeba
Orçamento do Projeto: R$ 914.761,91
Período de Execução: 18 meses
Status: Em andamento
Plano de monitoramento
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604