“Pets Amigos da AMNOR”, contemplado após inscrição na plataforma Semente, entrega número expressivo de cães e gatos castrados em municípios da região Noroeste
Ajudar no controle populacional de cães e gatos em 19 cidades do Estado, que fazem parte da Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (AMNOR) – esse era o objetivo do projeto “Pets Amigos da AMNOR”, contemplado após seleção via Semente em 2021. Desde o início da sua execução, foram 7.361 animais castrados, incluindo a implementação de microchips, meta superior a previamente estabelecida, de 7.350. Nessa quinta-feira (31/08), membros da equipe multidisciplinar da plataforma participaram de evento promovido pela Associação, em Paracatu-MG. Nele, foram entregues os resultados do projeto, em fase final, e maquinários doados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
A iniciativa surgiu devido a alta taxa reprodutiva e, consequentemente, o descontrole populacional desses animais, tanto em residências como em vias públicas, causando o aumento de acidentes como atropelamentos, mordeduras e zoonoses. Para cada cão e gato, além da castração e microchipagem, foi emitida uma carteira de identificação por meio de duas unidades móveis (castramóveis), incluindo ainda quatro mutirões realizados em cada município. Atividades de educação ambiental, palestras e documentários, entre outras ações, também foram promovidos.
O evento dessa quinta contou com a presença da promotora de Justiça da Comarca de Paracatu, dra. Mariana Duarte Leão, além de representantes das 22 prefeituras integradas a AMNOR, Polícia Civil e outras instituições. Os 19 municípios mineiros participantes do controle populacional proposto pelo projeto foram os seguintes: Arinos, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Chapada Gaúcha, Dom Bosco, Formoso, Guarda-Mor, João Pinheiro, Lagoa Grande, Natalândia, Paracatu, Pintópolis, Riachinho, Unaí, Uruana de Minas, Urucuia e Vazante.
Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o estado.
Lucas Rodrigues
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604