Iniciativa busca estruturação das Unidades Operacionais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais com a aquisição de equipamentos de proteção individual para o combate a incêndios florestais
Desde 2024, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) tem, por decreto, a atribuição de planejar, coordenar e executar as atividades operacionais de prevenção e combate aos incêndios nas 95 Unidades de Conservação e também nas Áreas de Proteção Permanente do Estado. Como a Lei Orçamentária de 2024 não previu essa alteração de responsabilidade institucional, o Corpo de Bombeiros busca alternativas no cumprimento das funções.
O projeto "Proteção ambiental das UCs e APPs contra incêndios florestais" tem como objetivo estruturar as Unidades Operacionais do CBMMG por meio da aquisição de materiais e equipamentos básicos de proteção individual. Os equipamentos específicos para todos os bombeiros militares especialistas em combate a incêndios florestais vão contribuir na eficiência das ações, reduzindo os riscos envolvidos.
O projeto beneficiará diretamente 200 bombeiros militares especialistas, que receberão o conjunto de equipamentos de proteção individual: jaqueta (gandola), calça, luvas, capacetes e proteção para pernas (perneira).
Esse projeto foi contemplado em cumprimento da cláusula II.3 do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública nº 5001224-90.2023.8.13.0470.
Sobre o Semente
O Semente é hoje o maior banco de projetos socioambientais de Minas Gerais. Iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, a plataforma virtual conta com amplo acesso em todo o Estado e recebe propostas de instituições do terceiro setor.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Fundação Salvar do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
Data de Início: 01/04/2025
Municípios de Execução: Uberlândia, Governador Valadares, Montes Claros, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Poços de Caldas
Bacias Hidrográficas: Bacia dos Rios das Velhas e Paraopeba, Bacia do Rio Doce, Bacia do Rio Paraíba do Sul, Bacia dos Rios Paranaíba e Baixo Rio Grande, Bacia do Rio Grande, Bacia dos Rios Verde Grande e Pardo de Minas, Bacia Alto do Rio São Francisco, Bacia dos Rios Paracatu e Urucuia e Bacia dos Rios Jequitinhonha e Mucuri
Orçamento do Projeto: R$ 1.715.700,00
Período de Execução: 03 meses
Status: Em andamento
Foto: Parque Estadual Mata do Krambeck, em Juiz de Fora. Cristiano Machado/Imprensa MG
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604