Objetivo é sanar as patologias presentes na estrutura, alvenaria, cobertura, forro e esquadrias, com a melhoria das instalações prediais
A Igreja Matriz de Santo Amaro em Brumal, distrito de Santa Bárbara-MG, foi construída na primeira metade do século XVIII e guarda características arquitetônicas e artísticas da primeira fase do barroco mineiro. O patrimônio foi tombado pelo IPHAN no livro de Belas Artes, em junho de 1938, e pelo IEPHA, em abril de 1989. Atualmente, a igreja encontra-se fechada para as atividades litúrgicas, em função do seu estado de conservação degradado. Por isso, a proposta presente visa a restauração arquitetônica do bem.
A edificação apresenta estágio avançado de degradação, contendo trincas, deslocamentos e desprendimentos nos acabamentos e, possivelmente, nos suportes. Além disso, há degradação do madeiramento da estrutura autônoma e do telhado, com danos provocados por ataques de insetos xilófagos, infiltrações, apodrecimento e umidade. Para além do processo de restauração, que envolve a estrutura, alvenaria, cobertura, forro e esquadrias, o proponente Joaquim Artes e Ofícios propõe ainda a execução de curso voltado às “Técnicas de Conservação e Restauro de Elementos Arquitetônicos”.
A ideia é transmitir conhecimentos teóricos e práticos durante o próprio processo de restauro da edificação, formando profissionais no suprimento das necessidades locais e regionais de mão-de-obra qualificada nessa área. No curso, deverão ser abordados conteúdos sobre preservação, conservação e restauração arquitetônica, além de história da arquitetura e da arte, entre outros.
Além da profissionalização, a atividade busca despertar na comunidade o sentimento de pertencimento coletivo referente ao bem restaurado, visando levar à melhora da manutenção e conservação efetiva do mesmo. Essa proposta foi contemplada em cumprimento ao Termo de Compromisso celebrado nos autos dos Inquéritos Civis nº 0572.10.000016-3 e 0572.12.000039-1.
Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental. A partir de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado, eles podem ser apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público. No Instagram, siga @novosemente.
Proponente: Joaquim Artes e Ofícios
Município de Execução: Santa Bárbara
Orçamento do Projeto: R$ 3.759.000,00
Período de Execução: 13 meses
Data da Contemplação: 17 de julho de 2023
Status: Em andamento
Foto: patrimonioespiritual.org | sanctuaria.art
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 23/10/2024.
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 09/05/2024.
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604