
Iniciativa tem como objetivo a aquisição de equipamentos para a Associação dos Catadores de Itabira e a realização de oficinas sobre educação ambiental em escolas do município
A prática da separação de resíduos gera impactos positivos ao meio ambiente e também à sociedade como um todo. Além de permitir a correta destinação de diferentes materiais, a coleta seletiva garante trabalho e renda para os catadores de recicláveis, como é o caso da Ascarmarita (Associação dos Catadores de Recicláveis e Materiais Reaproveitáveis de Itabira), que recolhe um volume médio de 23 toneladas a cada mês na cidade. O projeto "Recicla + Itabira" visa oferecer melhorias para o serviço dos seus associados por meio da aquisição de novos equipamentos.
Serão adquiridos um computador, um notebook, uma balança eletrônica e uma esteira elétrica, além de calças jeans e camisetas que servem como EPIs (equipamentos de proteção individual), para que os catadores tenham condições de trabalho mais adequadas. A associação também pretende realizar oficinas sobre educação ambiental nas escolas de Itabira, destacando a importância da coleta seletiva para toda a comunidade.
Com uma infraestrutura aprimorada, será possível ampliar a capacidade produtiva do trabalho de coleta seletiva, gerando melhor qualidade de vida e aumento de renda aos associados.
Esse projeto foi contemplado em cumprimento do Termo de Compromisso celebrado entre o Ministério Público de Minas Gerais e a Vale S.A. nos autos do Inquérito Civil nº 0317.19.001.342-3, objeto de acompanhamento no PA-TAC nº 30.16.0317.0185686.2025-04.
Sobre o Semente
O Semente conecta o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) à sociedade, em parceria com o CeMAIS, viabilizando iniciativas transformadoras que beneficiam as pessoas e o meio ambiente. Ele é uma alternativa segura, democrática e transparente para que os Promotores de Justiça possam destinar recursos advindos de medidas compensatórias a projetos de relevante interesse socioambiental e que proporcionem resultados para toda a sociedade.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Associação dos Catadores de Recicláveis e Materiais Reaproveitáveis de Itabira (Ascarmarita)
Data de Início: 12/01/2026
Município de Execução: Itabira
Bacia Hidrográfica: Bacia do Rio Doce
Orçamento do Projeto: R$ 141.225,00
Período de Execução: 6 meses
Status: Em andamento
Termo de Compromisso
Plano de monitoramento
Endereço
Comercial: Rua Almirante Alexandrino, 245, Gutierrez | Belo Horizonte, Minas Gerais | CEP: 30441-036Contato
31 3370-6601