Processo de fechamento de lixão vai permitir a destinação adequada dos resíduos na cidade, mas é crucial considerar o impacto social da ação junto aos catadores
A decisão de fechar o lixão de Rio Paranaíba representa um importante momento para a proteção ambiental na cidade. No entanto, tal medida apresenta também impactos sociais significativos para os catadores que trabalhavam com a coleta de resíduos no local. Diante deste cenário, o projeto "Recicla Rio Paranaíba" propõe a implementação da coleta seletiva como uma solução que alia a proteção ambiental à inclusão social.
A iniciativa inclui a participação da associação de catadores, inserindo esses trabalhadores no sistema de gestão de resíduos. O objetivo é promover a dignidade do trabalho, oferecendo uma alternativa mais sustentável e justa aos catadores, e ainda garantir a sustentabilidade ambiental com a redução do volume de resíduos enviados para aterros sanitários, além de incentivar a reciclagem e o reaproveitamento de materiais.
Outro benefício do projeto e da coleta seletiva é a redução do consumo de energia e da emissão de gases do efeito estufa, com a economia de custos com transporte e descarte final dos resíduos. Isso ajuda a promover a economia circular, incentivando o reaproveitamento de materiais e a criação de novas oportunidades de negócios.
Essa proposta foi contemplada em cumprimento do disposto no Termo de Compromisso cujo acompanhamento é objeto do PA-TAC nº 0480.22.000338-2.
Sobre o Semente
O Semente é hoje o maior banco de projetos socioambientais de Minas Gerais. Iniciativa do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, a plataforma virtual conta com amplo acesso em todo o Estado e recebe propostas de instituições do terceiro setor.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Instituto Socioambiental de Promoção da Reciclagem Inclusiva
Data de Início: 09/12/2024
Município de Execução: Rio Paranaíba
Bacia Hidrográfica: Bacia dos Rios Paracatu e Urucuia
Orçamento do Projeto: R$ 145.900,00
Período de Execução: 06 meses
Status: Em andamento
Foto meramente ilustrativa: Centro da cidade. Reprodução/Prefeitura Municipal de Rio Paranaíba
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604