Publicado em: 19/02/2026
4

Recomposição da vegetação nativa no manancial de Rio Manso, bacia do Rio Paraopeba

Projeto pretende recuperar a cobertura vegetal do manancial para conservar a biodiversidade da área, na Região Metropolitana de Belo Horizonte


A bacia do Rio Paraopeba, responsável por fornecer 40% do volume de água da Região Metropolitana de Belo Horizonte, conta com diversas sub-bacias hidrográficas que têm papel vital para toda a população. Entre elas, está a sub-bacia do Rio Manso, no município de mesmo nome. O projeto "Recomposição da vegetação nativa no manancial de Rio Manso, bacia do Rio Paraopeba" tem como objetivo combater os sinais graves de comprometimento ambiental do corpo.

Isso se deve a desmatamentos, incêndios, uso de pesticidas, mineração e uso excessivo dos recursos hídricos, além dos impactos na biodiversidade regional por conta da fragmentação da vegetação nativa. A região é considerada de grande importância para a vida silvestre, tendo sido incluída entre as áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade em Minas Gerais, nos níveis estadual e federal.

O entorno da barragem do Rio Manso é coberto por 9 mil hectares de floresta do bioma Mata Atlântica. Pretende-se, com o projeto, contribuir para recuperação e melhoria das condições ambientais da bacia do Rio Manso, reconstituir os corredores ecológicos através da recuperação de matas ciliares que possam conectar fragmentos florestais remanescentes por meio do plantio de mudas de espécies nativas.

Este projeto foi contemplado na Chamada Semente nº 04/2024 e ocorre em cumprimento ao Procedimento de Apoio nº 0024.24.001735-0.


Sobre o Semente

Sobre o Semente

Semente conecta o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) à sociedade, em parceria com o CeMAIS, viabilizando iniciativas transformadoras que beneficiam as pessoas e o meio ambiente. Ele é uma alternativa segura, democrática e transparente para que os Promotores de Justiça possam destinar recursos advindos de medidas compensatórias a projetos de relevante interesse socioambiental e que proporcionem resultados para toda a sociedade.

No Instagram: @novosemente.


Proponente: Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA)

Data de Início: 01/04/2026

Município de Execução: Rio Manso

Bacia Hidrográfica: Bacia dos Rios das Velhas e Paraopeba

Orçamento do Projeto: R$ 961.400,00

Período de Execução: 24 meses

Status: Em andamento

 

Foto de capa: manancial do Rio Manso. Copasa/Divulgação

Prestação de contas

TC

Termo de Compromisso

Clique aqui e acesse!

Triagem técnica

Plano de monitoramento

Clique aqui e acesse!
       

Realizadores

Endereço

Comercial: Rua Almirante Alexandrino, 245, Gutierrez | Belo Horizonte, Minas Gerais | CEP: 30441-036

Contato

31 3370-6601
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: