O projeto Reconstrução e restituição da Capela Senhor do Bonfim à comunidade itaunense foi proposto na plataforma Semente pela Mitra Diocesana de Divinópolis, e contemplado pela Promotoria de Itauna, através do acordo judicial celebrado nos autos do processo judicial n° 0338100112758.
A Capela Senhor do Bonfim é um patrimônio tombado, localizado no alto do morro de mesmo nome, em meio a vegetação de cerrado. Construída em 1853, é utilizada como ponto de peregrinação e visitada por estudiosos e amantes da natureza, pelo seu valor histórico, ambiental e localização privilegiada. A capela foi destruída por um incêndio em outubro de 2014, sofrendo danos em toda estrutura. O projeto de reconstrução da capela objetivou a restituição do patrimônio à comunidade, reintegrando-o ao bioma local.
Para atingir seus objetivos, foram realizados estudos preliminares para avaliação da área compatível com a legislação, normas e regulamentos aplicáveis. Após a avaliação, forma realizadas ações de restauração e recuperação dos ambientes e elementos remanescentes que não foram afetados pelo incêndio ou com indicação de recuperação.
Além disso, foram realizadas ações de recuperação da área do entorno com a instalação de portaria para controle de visitação e garantia de segurança do local para a comunidade.
O projeto foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Itaúna e com a Associação Regional de Proteção Ambiental – ARPA de Divinópolis.
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604