Aprimoramento da estrutura logística nas ações de preparação e resposta a ocorrências requer aquisição de equipamentos e materiais específicos para o 12º Batalhão de Bombeiros Militar do Alto Paranaíba e Noroeste
O histórico recente de chuvas severas tem causado problemas em diversos locais do país, e um exemplo disso é a área de articulação do 12º Batalhão de Bombeiros Militar, cuja região de atendimento conta com mais de 890 mil habitantes. Para ajudar a resolver essa situação, o projeto "Redução do risco de desastres hidrológicos em Patos de Minas e região" visa a aquisição de diversos equipamentos que auxiliem no trabalho da corporação.
O trabalho nas cidades, principalmente em Patos de Minas e Unaí, conta com estes novos equipamentos para enfrentar a recorrência de enchentes e inundações. Essa realidade afeta diversas famílias da região e exige uma resposta rápida dos Bombeiros na retirada das populações afetadas.
A proposta busca promover a resiliência dos municípios do Alto Paranaíba e Noroeste em relação aos desastres hidrológicos como enchentes e inundações, através da atuação do 12º Batalhão de Bombeiros Militar, reduzindo o risco desses desastres e minimizando seus impactos sobre a população. Pretendemos alcançar a redução do risco de desastres através da aquisição e treinamentos para uso dos novos materiais, que incluem botes infláveis, detector de gás e tendas para postos de comando avançado, entre outras peças de uso individual.
Sobre o Semente
O Semente é hoje o maior banco de projetos socioambientais de Minas Gerais. Iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, a plataforma virtual conta com amplo acesso em todo o Estado e recebe propostas de instituições do terceiro setor.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Fundação Salvar do Corpo de Bombeiros
Data de Início: 31/03/2025
Municípios de Execução: Patos de Minas, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, Lagamar, São Gonçalo do Abaeté, Dom Bosco, Unaí, João Pinheiro, Lagoa Grande, Buritis, Carmo do Paranaíba, Tiros, Arapuá, Matutina, Patrocínio, Coromandel, Paracatu, Monte Carmelo
Bacia Hidrográfica: Bacia dos Rios Paracatu e Urucuia
Orçamento do Projeto: R$ 215.100,00
Período de Execução: 06 meses
Status: Em andamento
Foto: Lagoa Grande de Patos de Minas/Prefeitura de Patos de Minas
Plano de monitoramento
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604