Publicado em: 30/07/2024
267

Flores de Abril

UTI Neonatal é referência no estado e recebe casos complexos de 120 municípios, mas precisa de reforma estrutural em caráter de urgência. Unidade transitória será construída na primeira fase

A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal da Santa Casa de Belo Horizonte dispõe de 64 leitos, sendo 30 de alojamento conjunto, 14 de cuidados intermediários neonatais (UCI) e 20 de UTI. Todo esse complexo necessita de uma reforma estrutural, em caráter emergencial, já que não está de acordo com as normas de vigilância sanitária. Para ser realizada a reforma no espaço atual, é necessária a realocação dos leitos para outro espaço, porém, os atendimentos não podem cessar. Nesta 1ª fase do projeto*, portanto, será construída uma Unidade Transitória no 7º andar, ala D, já adequada às normas necessárias para garantir o melhor atendimento.

Após sua entrega em seis meses, ela estará apta a receber os pacientes e manter esse atendimento sem interrupções e fechamento de leitos. A UTI Neonatal da Santa Casa BH é referência no estado em neonatologia de alta complexidade, recebendo casos de prematuridade extrema e malformações congênitas de cerca de 120 municípios. A reforma da unidade deverá qualificá-la nos quesitos de climatização, iluminação e acústica, com a instalação de leito isolado e revisão de itens apontados como irregulares pela Vigilância Sanitária.

Ainda, o projeto irá impactar em cerca de 1 mil atendimentos por ano, referentes a pacientes em cuidados neonatais atendidos pela UTI dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2023, a Unidade Neonatal realizou aproximadamente 1,5 mil atendimentos relacionados a partos de alto risco. Após a entrega da unidade transitória, a ideia é iniciar a Fase 2 com a reforma da original no 11º andar. A transitória ficará legada à instituição e será peça-chave na garantia de melhorias contínuas, possibilitando seguir com reformas em outras áreas sem perda de atendimentos.

Essa proposta foi contemplada com recursos oriundos – da reparação a danos a interesses coletivos – indicados pelo Centro de Apoio Operacional da Ordem Econômica e Tributária (CAOET/MPMG), em cumprimento do Termo de Compromisso celebrado nos autos do inquérito civil nº MPMG-0027.23.000878-4.

Semente

A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos socioambientais de instituições do terceiro setor. Para tanto, utiliza-se uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram, siga @novosemente.


Proponente: Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte

Data de Início: 15 de outubro de 2024

Município de Execução: Belo Horizonte

Orçamento do Projeto: R$ 4.335.000,00

Período de Execução: 6 meses

Status: Em andamento

*Inicialmente, o nome do projeto era "Reforma emergencial da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal da Santa Casa BH - Fase 1". Ele passou a ser chamado carinhosamente de "Flores de Abril", em referência ao mês em que a primeira fase de obras, com a construção de uma unidade transitória no hospital, deve ser entregue.


Foto capa: Reprodução/Santa Casa BH

Fotos álbum: Camila Soares/MPMG

Prestação de contas

Visitas Técnicas I e II

Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 18/11/2024 e 12/12/2024.

Clique aqui e acesse!
       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: