UTI Neonatal é referência no estado e recebe casos complexos de 120 municípios, mas precisa de reforma estrutural em caráter de urgência. Unidade transitória será construída na primeira fase
A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal da Santa Casa de Belo Horizonte dispõe de 64 leitos, sendo 30 de alojamento conjunto, 14 de cuidados intermediários neonatais (UCI) e 20 de UTI. Todo esse complexo necessita de uma reforma estrutural, em caráter emergencial, já que não está de acordo com as normas de vigilância sanitária. Para ser realizada a reforma no espaço atual, é necessária a realocação dos leitos para outro espaço, porém, os atendimentos não podem cessar. Nesta 1ª fase do projeto, portanto, será construída uma Unidade Transitória no 7º andar, ala D, já adequada às normas necessárias para garantir o melhor atendimento.
Após sua entrega em seis meses, ela estará apta a receber os pacientes e manter esse atendimento sem interrupções e fechamento de leitos. A UTI Neonatal da Santa Casa BH é referência no estado em neonatologia de alta complexidade, recebendo casos de prematuridade extrema e malformações congênitas de cerca de 120 municípios. A reforma da unidade deverá qualificá-la nos quesitos de climatização, iluminação e acústica, com a instalação de leito isolado e revisão de itens apontados como irregulares pela Vigilância Sanitária.
Ainda, o projeto irá impactar em cerca de 1 mil atendimentos por ano, referentes a pacientes em cuidados neonatais atendidos pela UTI dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2023, a Unidade Neonatal realizou aproximadamente 1,5 mil atendimentos relacionados a partos de alto risco. Após a entrega da unidade transitória, a ideia é iniciar a Fase 2 com a reforma da original no 11º andar. A transitória ficará legada à instituição e será peça-chave na garantia de melhorias contínuas, possibilitando seguir com reformas em outras áreas sem perda de atendimentos.
Essa proposta foi contemplada com recursos oriundos – da reparação de danos socioambientais – indicados pelo Centro de Apoio Operacional da Ordem Econômica e Tributária (CAOET/MPMG), em cumprimento do Termo de Compromisso celebrado nos autos do inquérito civil nº MPMG-0027.23.000878-4.
Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos socioambientais de instituições do terceiro setor. Para tanto, utiliza-se uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram, siga @novosemente.
Proponente: Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte
Data de Início: 15 de outubro de 2024
Município de Execução: Belo Horizonte
Orçamento do Projeto: R$ 4.335.000,00
Período de Execução: 6 meses
Status: Em andamento
Foto capa: Reprodução/Santa Casa BH
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604