Publicado em: 10/07/2023
77

Resultado da chamada de projetos de Piedade do Paraopeba, distrito de Brumadinho/MG, contempla seis propostas

Projetos vão receber recursos de R$3 milhões provindos de Medidas Compensatórias Ambientais. As propostas abordam ações de reflorestamento, educação ambiental, construções ecológicas e proteção dos recursos hídricos, entre outros

Nesta segunda-feira, 10 de julho, aconteceu o evento que reuniu os representantes dos seis projetos contemplados com recursos de Medidas Compensatórias Ambientais direcionados pelo Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Promotoria de Justiça de Brumadinho. Foram destinados R$3 milhões em recursos para a região. O encontro contou com a presença da equipe da Plataforma Semente, a diretora-presidente do Cemais, Marcela Giovanna, a promotora de justiça ambiental do MPMG em Brumadinho, dra. Ludmila Costa Reis e representantes da Secretária Municipal do Meio Ambiente de Brumadinho.

Ao todo foram submetidas 16 (dezesseis) propostas na Chamada de Projetos Semente 01/2023, das quais apenas 11 foram consideradas para fins de análise e seleção, uma vez que cinco projetos foram reprovados na etapa da triagem, que inclui as áreas técnicas, jurídicas e financeiras. Das 11 iniciativas aptas para seleção, seis foram contempladas. Conheça os projetos:

  • Projeto Corredor Ecológico vai reflorestar 60 mil metros quadrados de áreas de proteção permanente em 10 propriedades rurais na região. Estão previstos o plantio de 12 mil mudas de espécies da Mata Atlântica.
  • Projeto Jardim dos Saberes, Sabores e Memórias prevê a implantação de espaços de vivência eco pedagógicos como instrumentos do desenvolvimento sustentável e salvaguarda do meio ambiente físico, histórico e cultural de Córrego Ferreira e Suzana.
  • Projeto Bio Reconstrução tem como objetivo a capacitação de jovens e adultos em técnicas e princípios das construções ecológicas.
  • Projeto Mulheres em rede: promovendo o desenvolvimento sustentável de mulheres artesãs com a formação sobre economia criativa, empreendedorismo, cooperativismo e formalização de negócios.
  • Projeto Águas do Saber: promovendo educação ambiental e proteção dos recursos hídricos nas escolas de Piedade do Paraopeba tem como foco alunos de 5 a 7 anos, educadores e comunidade escolar.
  • Projeto Escola de Formação Artística e Cultural de Piedade do Paraopeba: unidos pela arte, celebrando a vida vai oferecer oficinas de música e dança com objetivo de resgatar a identidade cultural, fortalecer os laços comunitários e contribuir para a reconstrução emocional e social dos participantes.

Toda a execução dos projetos será monitorada pela equipe multidisciplinar da Plataforma Semente, garantindo segurança jurídica e transparência. A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público de Minas Gerais (CAOMA-MPMG), em parceria com o Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais, o Cemais, para recebimento de projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o estado. Conheça mais sobre a Plataforma Semente em sementemg.org ou pelo Instagram @novosemente.

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: