Publicado em: 18/12/2025
194

Revitalizado, Santuário de Nossa Senhora da Conceição é entregue a Senador Firmino

Evento solene marcou o encerramento do projeto de reforço estrutural pela preservação da igreja


A Zona da Mata mineira recebeu, na última terça-feira (16/12), a entrega de um projeto que recuperou o esplendor de um símbolo de fé e cultura da região. Depois de pouco mais de um ano desde a contemplação da iniciativa de reforço estrutural da edificação, o Santuário da Nossa Senhora da Conceição foi apresentado à população de Senador Firmino reluzente e em plena forma.

A igreja, construída no século XIX e ponto de referência para o município de pouco mais de 7,7 mil habitantes, sofria problemas de conservação em parte da sua estrutura. O projeto foi executado pela própria Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Senador Firmino, que tratou de combater as infestações de xilófagos e infiltrações, trocou elementos de madeira que estavam comprometidos e também reparou o reboco externo das fachadas.

O resultado foi um templo para orgulhar novamente a comunidade. Pároco do Santuário, o padre Johny Sales de Figueiredo recebeu na mesa solene o Dr. Marco Antônio Lopes de Almeida, Corregedor do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Dra. Marcele Cristina Rodrigues Cavalcanti, Promotora de Justiça da comarca de Ubá, com vereadores diversos da cidade presentes no evento.

Mestre de Obras dos trabalhos de reforço estrutural, o senhor Claudinei ressaltou a necessidade de preservar o patrimônio cultural da cidade: "A obra foi executada com total cuidado artístico, seguindo a cartilha do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e do IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais). Foram mantidos os mesmos sistemas construtivos e os materiais 'originais' nessa intervenção. O trabalho de reforço por vezes não aparece muito, mas é fundamental para garantir que a Santuário siga de pé", disse.


Equipe Multidisciplinar do Semente no Santuário

 

Visita guiada

Já na sexta-feira (19/12), a Equipe Multidisciplinar do Semente esteve no Santuário para a última visita técnica da Plataforma neste ano. Maria Letícia Ticle, Francielle Ferreira e Eduardo Santos, representantes da equipe de Patrimônio Cultural, destacaram como foi feito o trabalho de reforço estrutural e guiaram os colegas das equipes jurídica, financeira, técnica e de comunicação pela Nave, Capela-Mor e cripta da edificação.

Esse foi um dos cerca de 275 projetos monitorados atualmente pelo Semente em todas as regiões de Minas Gerais. Somente em 2025, foram contemplados aproximadamente 110 novas iniciativas, com um valor superior a R$ 90 milhões em recursos de medidas compensatórias destinados pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para suas execuções.


Sobre o Semente

Semente conecta o MPMG à sociedade, em parceria com o CeMAIS, viabilizando iniciativas transformadoras que beneficiam as pessoas e o meio ambiente. Ele é uma alternativa segura, democrática e transparente para que os Promotores de Justiça possam destinar recursos advindos de medidas compensatórias a projetos de relevante interesse socioambiental e que proporcionem resultados para toda a sociedade.


No Instagram: @novosemente.

 

Fotos: Francisco Luz/Semente


(Matéria atualizada em 22/12, às 13h35).

Realizadores

Endereço

Comercial: Rua Almirante Alexandrino, 245, Gutierrez | Belo Horizonte, Minas Gerais | CEP: 30441-036

Contato

31 3370-6601
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: