Publicado em: 12/08/2022
332

Semente monitora projetos de coleta seletiva em Ipaba e Santana do Paraíso, no Vale do Aço

Em Ipaba, além do diagnóstico das rotas, um galpão será construído e uma associação de catadores será criada. Em Santana do Paraíso, o projeto vai fortalecer a Acasp com a inclusão de novos catadores, atualização do treinamento e educação ambiental para a expansão das rotas

Otimizar o sistema de limpeza urbana por meio de diagnósticos da situação atual dos municípios e identificação de catadores locais: esse é um dos objetivos de dois projetos voltados para a coleta seletiva, sendo um em Ipaba e outro em Santana do Paraíso, no Vale do Aço.

As ideias foram apresentadas na Plataforma Semente em abril deste ano, contempladas no Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública nº 500660512.2016.8.13.0313, da Promotoria de Ipatinga e começaram no segundo semestre deste ano.

De acordo com as propostas apresentadas, o objetivo em Ipaba é de dar apoio a implantação do serviço municipal de coleta seletiva solidária e,em Santana do Paraíso, a ampliação do processo já iniciado, também via Semente, no ano de 2018.

Conforme o representante da proponente Yacamim Sustentabilidade, Pedro Alcântara, a primeira fase do projeto 'Implantação do Serviço de Coleta Seletiva com a Inclusão dos Catadores em Santana do Paraíso' foi exitosa. "Os trabalhos foram realizados por meio da Plataforma Semente, contaram com o apoio técnico e financeiro, com o acompanhamento das ações e agora iniciaremos uma nova etapa", afirma.

"Em Santana do Paraíso, será realizado o diagnóstico do serviço de coleta seletiva em funcionamento para definir a concepção de um novo espaço de trabalho da Associação dos Catadores de Recicláveis de Santana do Paraíso (Acasp). Também haverá a definição das melhorias logísticas, das atividades nas escolas, das capacitações e dos treinamentos com os atores locais, da mobilização e da sensibilização social, bem como o monitoramento contínuo de todas as ações para o fortalecimento da Acasp e a ampliação da área de abrangência de coleta", detalha Alcântara.

Ainda de acordo com Pedro Alcântara, ainda não há o serviço de coleta seletiva em Ipaba e verificou-se a viabilidade para a implantação. "O objetivo é fortalecer o gerenciamento e a gestão dos resíduos sólidos urbanos para atender aproximadamente 100% da área urbana do município, a fim de garantir a sustentabilidade do serviço", conclui.


Visitas Técnicas


Nessa quinta-feira (11/08), a equipe do Semente visitou o galpão existente em Santana do Paraíso e área onde será construído o galpão de Ipaba. “O objetivo das visitas aos projetos monitorados é de verificar o cumprimento das fases, bem como de seus cronogramas, a fim de evitar dúvidas e dificuldades no momento de execução das atividades e principalmente para a conclusão e entrega efetiva dos resultados propostos para a Promotoria de Justiça de Ipatinga”, explicou Renata Fonseca, coordenadora do Semente.

 

A equipe do Semente esteve em Ipaba para conhecer o terreno onde será construído o galpão 
Equipe do Semente esteve em Ipaba e conheceu a área onde será construído o galpão de armazenamento de resíduos sólidos

 

       
Em Santana do Paraíso, Semente visitou o galpão para verificar o andamento do projeto de ampliação da coleta seletiva

 

Segundo a analista de projetos do Núcleo Semente de Ipatinga, Natália Magalhães, estudos estão sendo realizados para verificar qual a melhor estratégia para a ampliação da coleta seletiva em Santana do Paraíso, para que haja atendimento em 100% da zona urbana e alguns lugares da zona rural, como condomínios, salão de festas, dentre outros.

“O proponente está analisando se o galpão existente será ampliado ou se haverá a construção de outro galpão em um outro local. O atual não comporta mais a quantidade de material recolhido. Já em Ipaba, o projeto começará do zero, com a construção de um galpão em um terreno definido pela prefeitura”, explica.

Além disso, em Ipaba, está sendo feito o diagnóstico das rotas. Um galpão será construído e uma associação de catadores será criada. Eles receberão treinamento e educação ambiental. Em Santana do Paraíso, o projeto vai fortalecer a associação com a inclusão de novos catadores, atualização do treinamento e educação ambiental para a expansão das rotas.

Na última segunda-feira (08/08), a equipe do Semente, representantes da Secretaria de Obras e do Departamento de Meio Ambiente de Santana do Paraíso, servidores e o secretário de Obras e Meio Ambiente de Ipaba, além dos representantes da proponente Yacamim Sustentabilidade, visitaram o galpão da Cooperativa Solidária de Trabalhadores e Grupos Produtivos da Região Leste (Coopesol-Leste), no bairro Granja de Freitas, em Belo Horizonte.


Acompanhados da equipe da Plataforma, os secretários municipais de obras e meio ambiente de Ipaba e Santana do Paraíso e os representantes da Yacamim Sustentabilidade conheceram um galpão referência em reciclagem de resíduos sólidos


Ainda de acordo com Natália Magalhães, o objetivo da visita foi entender a experiência de quem atua na coleta seletiva há mais de 20 anos. “Como forma de orientar as equipes de Santana e Ipaba visitamos o galpão para evitar erros futuros e retrabalhos. Os secretários viram um galpão modelo, conheceram as iniciativas da prefeitura que deram certo e as que deram errado a fim de fazerem com que a coleta seletiva apresente bons resultados em seus munícipios” explica.


Monitoramento


Os projetos estão na fase inicial e, até o momento, foi feito o diagnóstico do atual sistema de limpeza urbana dos municípios. Em Ipaba, está sendo realizada:

  • A identificação e diagnóstico dos catadores;
  • A mobilização e sensibilização dos atores locais;
  • O apoio ao município na concepção do galpão.

Estão previstos:

  • O Seminário Lixo e Cidadania no Município, para garantir a sustentabilidade das ações do projeto e apoiar a promoção do controle social do programa;
  • O planejamento da coleta seletiva e proposta de diretrizes concretas à implantação do sistema;
  • Execução do plano de coleta seletiva.

Já em Santana do Paraíso, após a identificação e diagnóstico do sistema de coleta seletiva, está acontecendo a identificação de novos catadores, a mobilização da sociedade e o apoio ao município para definição sobre construir um novo galpão ou ampliar o existente. A fase final compreende o monitoramento do serviço implantado.

A previsão inicial é que os projetos sejam concluídos até o fim do próximo ano.

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: