Proposta visa fortalecer a agricultura familiar e os modos de vida das comunidades rurais e quilombolas da região do Médio Jequitinhonha
O êxodo rural tem sido uma máxima nas últimas sete décadas na sociedade brasileira, e não seria diferente em Minas Gerais. A migração compulsória da população rural para os centros urbanos causa diversos efeitos nestes ambientes, tornando o campo alvo de diferentes especulações, que podem levar a problemas nos recursos naturais. O projeto "Sementes Vivas do Vale do Jequitinhonha" busca desafiar tal panorama com o fortalecimento da agricultura familiar e dos modos de vida das comunidades rurais e quilombolas do Médio Jequitinhonha.
Pessoas que resistem nesses territórios convivem pressionadas pela emergência climática e por um modelo agrícola voltado ao latifúndio e à monocultura, com danos a saúde, aos ecossistemas e à cultura local. Para alterar este cenário, a proposta visa trabalhar por meio de capacitações, assistência técnica agroecológica e o compartilhamento de experiências para que mais indivíduos se firmem nas áreas rurais e estabeleçam uma alternativa à saída do campo.
O objetivo do "Sementes Vivas do Vale do Jequitinhonha" é, portanto, fortalecer os quintais produtivos e roçados, garantindo a soberania alimentar, a autonomia no ciclo produtivo do algodão, a permanência dos agricultores nas suas terras e o protagonismo das mulheres nos cuidados ambientais. Com o resgate da produção agroecológica do algodão, busca-se também proteger o solo e as águas da região.
Esse projeto foi contemplado em cumprimento da cláusula 6 do Termo de Compromisso celebrado entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o MPF, a SEMAD, a FEAM e a Alcoa Alumínio.
Sobre o Semente
O Semente é hoje o maior banco de projetos socioambientais de Minas Gerais. Iniciativa do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA) do MPMG, em parceria com o CeMAIS, a plataforma virtual conta com amplo acesso em todo o Estado e recebe propostas de instituições do terceiro setor.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Associação Tingui
Data de Início: 13/01/2025
Municípios de Execução: Chapada do Norte, Francisco Badaró, Jenipapo de Minas
Bacia Hidrográfica: Bacia dos Rios Jequitinhonha e Mucuri
Orçamento do Projeto: R$ 465.619,05
Período de Execução: 12 meses
Status: Em andamento
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604