Educação ambiental e patrimonial, por meio da criação e difusão de uma plataforma digital-móvel, interativa e inclusiva, é objetivo do projeto
A Serra da Piedade se destaca no cenário nacional pelo patrimônio histórico-cultural, religioso e natural, que atrai milhares de peregrinos há mais de 250 anos. Pela sua importância, a serra apresenta uma quantidade relevante de Espaços Territoriais Especialmente Protegidos (ETEPs), reconhecidos nacional e até internacionalmente. É pensando em valorizar e mesmo potencializar as estratégias pedagógicas nos ETEPs, que o projeto “Serra da Piedade Virtual” se faz presente.
Ele propõe a adoção de uma plataforma digital na difusão efetiva da informação, buscando a estruturação de redes de conhecimento e gestão. A ideia é valer-se também de ações educativas participativas e inclusivas. Segundo o proponente, a tecnologia digital contribuirá ainda com a qualificação da visitação turística, a gestão territorial para a tomada de decisões e o manejo e conservação da biodiversidade nos ETEPs, sobretudo no Santuário Basílica da Serra da Piedade.
O objetivo da proposta passa, portanto, pela promoção de uma educação patrimonial e pela interpretação ambiental em um ambiente virtual, ativo e inclusivo. A partir dele, contribuir pela valorização e integração das dimensões relacionadas à Serra da Piedade, promovendo o conhecimento e participação qualificada no apoio à gestão de seus territórios.
Esse projeto foi contemplado em cumprimento das cláusulas 4 e 5 do Termo de Compromisso celebrado em 8 de agosto de 2022, entre o MPMG e a Vale S.A, nos autos da Ação Civil Pública nº 5055004-90.2021.8.13.0024.
Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS. Ela recebe projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram: @novosemente.
*
Proponente: Associação de Desenvolvimento Integral – Aderi
Municípios de execução: Belo Horizonte, Caeté e Sabará
Orçamento do Projeto: R$ 585.900,00
Período de Execução: 18 meses
Data da Contemplação: 4 de julho de 2023
Status: Em andamento
Foto / Reprodução: Arquidiocese de Belo Horizonte
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 22/02/2024.
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 19/10/23
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604