Implementação do sistema de monitoramento de nível do rio no município deverá servir de exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada no enfrentamento aos desafios ambientais e sociais
Com uma abordagem científica e proativa, mitigar os efeitos devastadores de enchentes e outros desastres naturais, focando na segurança da população, preservação ambiental e do patrimônio público e privado de Barão de Cocais. Essas são diretrizes do presente projeto que, ao adotar tecnologias de monitoramento, visa proteger a população local de eventos extremos e também contribuir para a conservação do meio ambiente.
Desenvolver e implementar um sistema avançado de monitoramento e alerta para o nível do Rio São João deverá fornecer à Defesa Civil e aos gestores municipais uma ferramenta precisa e confiável em tempo real dos níveis do rio. Assim, permitindo a antecipação de ações e a tomada de decisões informadas frente à iminência de novas inundações. A fundação proponente do projeto reforça que tal iniciativa é baseada tanto na proteção da vida humana e redução de danos materiais, quanto na preservação ambiental.
Ou seja, a ideia é que um sistema de monitoramento eficaz contribua na gestão sustentável dos recursos hídricos, conservação da biodiversidade e mitigação de impactos adversos ao ecossistema. Ele está alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável, promovendo a resiliência da comunidade frente às mudanças climáticas e aos desastres naturais. Portanto, sua implementação deverá reforçar não somente a capacidade de resposta do município a emergências, bem como servir de modelo de gestão ambiental e de riscos para outras regiões que enfrentam desafios semelhantes.
Esse projeto foi contemplado na Chamada Semente nº 01/2024. Ele ocorre em cumprimento da Cláusula Segunda do Termo de Ajustamento de Conduta cujo acompanhamento é objeto do PA-TAC nº 0572.23.000.163-6.
Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos socioambientais de instituições do terceiro setor. Para tanto, utiliza-se uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram, siga @novosemente.
Proponente: Fundação Salvar
Data de Início: 04 de setembro de 2024
Município de Execução: Barão de Cocais
Orçamento do Projeto: R$ 417.000,00
Período de Execução: 14 meses
Status: Em andamento
Foto: Rio São João, em B. Cocais. Reprodução | DeFato Online
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604