Segunda fase do programa propõe novas itinerâncias pelo interior do estado, com palestras informativas e oficinas educativas sobre a importância do engajamento das comunidades na proteção, identificação e recuperação de bens culturais desaparecidos
O Sondar é um aplicativo, fruto de parceria entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a UFMG, que reúne todos os bancos de dados disponíveis sobre bens culturais estaduais desaparecidos. Ao dar visibilidade e informações sobre esses bens, o Sondar provoca maior interesse das comunidades cujos acervos patrimoniais foram afetados. Partindo do princípio de que a comunidade é a melhor guardiã do seu patrimônio, a Fase II do Sondar para Todos amplia seu alcance de quatro para 12 cidades, justificando-se enquanto ação multiplicadora de engajamento da sociedade civil quanto à proteção de seus bens culturais.
Após um ano, o aplicativo recebe quase 10 mil acessos mensais, além de denúncias, fotos e documentações. Por meio dele e de denúncias feitas pelas próprias comunidades, 720 bens já foram recuperados. Dados que revelam a potência de se ampliar ainda mais o conhecimento da sociedade civil mineira quanto à existência dessa base de dados e canal de denúncia. Tal interesse foi comprovado no fim de 2023, quando mais de 300 pessoas participaram direta e presencialmente das atividades da Fase I da itinerância do programa, que visitou Belo Horizonte, São João del-Rei, Serro e Paracatu.
A Fase II, portanto, irá trazer novas e ampliadas caravanas de palestras informativas e oficinas educativas sobre a importância do engajamento das comunidades – na proteção, identificação e recuperação de bens culturais diversos do Patrimônio Cultural do estado. Ainda, buscará realizar atividades de pesquisa e atualização da maior plataforma de cadastros de bens desaparecidos, bem como o desenvolvimento de produtos de comunicação para ampliar a sua divulgação junto à sociedade civil.
Clique aqui e relembre a Fase I do Sondar.
Esse projeto foi contemplado em cumprimento das cláusulas 7 e 7.2 do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública nº 500184079.2022.8.13.0024.
Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos socioambientais de instituições do terceiro setor. Para tanto, utiliza-se uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram, siga @novosemente.
Proponente: Associação dos Observadores dos Direitos Difusos e Coletivos de Minas Gerais
Data de Início: 08 de julho de 2024
Municípios de Execução: Barra Longa, Campanha, Chapada do Norte, Conceição do Mato Dentro, Congonhas, Diamantina, Ibituruna, Minas Novas, Nova Era, Oliveira, Ouro Branco, Tiradentes
Orçamento do Projeto: R$ 802.000,00
Período de Execução: 8 meses
Status: Em andamento
Foto de capa: equipe do Semente acompanha oficina do projeto Sondar, em Minas Novas, em 05/11.
Eduardo Santos/Semente
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 05 e 06/11/2024.
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 05/09/2024.
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604