O crescimento demográfico e a expansão das cidades têm feito com que os animais silvestres percam espaço e acabem ocupando os centros urbanos. Essa ocupação inapropriada, inevitavelmente, coloca-os em situações de vulnerabilidade e, diariamente, eles são encontrados correndo algum risco, feridos ou doentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Estima-se que somente o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Belo Horizonte (CETAS-BH) receba de 6 a 10 mil animais silvestres por ano, boa parte deles oriunda de recolhimento nos centros urbanos. Devido à alta demanda de trabalho interno no CETAS (com o recebimento dos animais, triagem, avaliação, cuidados clínicos e veterinários, destinação, entre outras demandas) e a limitação de recursos humanos e financeiros dos órgãos ambientais, esse recolhimento muitas vezes fica prejudicado e não ocorre de maneira adequada.
Diante dessa realidade, o Instituto de Pesquisa Waita propõs, em parceira com o Instituto Estadual de Florestas – IEF, o projeto SOS ANIMAIS BH. recolhimento de animais silvestres, contemplado pela 14ª Promotoria de Meio Ambiente de Belo Horizonte, por meio de recursos advindos do Termo de Cooperação Técnica nº 042/2011, celebrado com a Fundação de Parques Municipais de Belo Horizonte.
Vale reforçar que a proposta envolve uma equipe de resgate e recolhimento desses animais e o posterior encaminhamento ao CETAS-BH, onde eles deverão receber os cuidados necessários e a chance de retornarem à natureza. Para a execução do projeto, a equipe responsável por esse resgate em BH receberá treinamento realizado por analistas ambientais do IBAMA e do IEF. Durante a capacitação, serão abordados temas como o uso correto de equipamentos e técnicas de contenção, proteção pessoal e o devido atendimento à população.
SOS Animais BH - Relatório final de atividades e prestação de contas apresentado pelo proponente.
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604