Diante da realidade dos veículos de tração animal nas cidades históricas do estado, projeto propõe o desenvolvimento de um protótipo de charrete elétrica para atender o município de Tiradentes
A utilização dos veículos de tração animal (VTA), com a utilização de equídeos como meio de locomoção por meio do direcionamento de um charreteiro, é uma realidade em cidades históricas de Minas Gerais. Estudos e relatórios profissionais indicam que os animais submetidos a tal atividade sofrem a nível físico e mental, em virtude de fatores diversos inerentes às condições do trabalho. Pensando na elaboração de estratégias para substituição parcial dos VTA, essa iniciativa visa a evolução da troca do VTA de finalidade turística pela charrete elétrica.
Além de abordar a liberdade dos animais, a ideia é trazer o conceito de “cidade eficiente”, oferecendo um novo modal para o município e abrindo portas para outras inovações. Alguns dos aspectos apontados nos relatórios referentes ao sofrimento animal envolvem o baixo escore corporal, pelagem quebradiça e fosca, doenças respiratórias, desgaste dentário e ferimentos pelo corpo, sobretudo nos membros e cascos. Além disso, os especialistas demonstram que o excesso de carga, somado a esses fatores prejudiciais, culminam em um grau baixo de bem-estar animal e, muitas vezes, situações de maus-tratos.
O objetivo da proposta passa, portanto, por estruturar um protótipo de charrete elétrica que atenda às demandas e características do município, buscando uma mudança cultural e o fortalecimento e engajamento da Associação dos Charreteiros de Tiradentes, que participará inclusive de encontros periódicos por intermédio do proponente. Esse projeto foi contemplado em cumprimento da cláusula 4ª do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública nº 5055004-90.2021.8.13.0024.
Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos socioambientais de instituições do terceiro setor. Para tanto, utiliza-se uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram, siga @novosemente.
Proponente: Instituto Arbo
Data de Início: 27 de maio de 2024
Município de Execução: Tiradentes
Orçamento do Projeto: R$ 194.000,00
Período de Execução: 6 meses
Status: Em andamento
Foto: Marina Bahia/Semente
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 31/10/2024.
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604