Objetivo do projeto é promover a educação ambiental e patrimonial por meio da implantação de uma trilha interpretativa, interativa e inclusiva, que valorize diferentes dimensões na Serra da Piedade
Valorizar dimensões referentes à natureza, sociedade, cultura, história e espiritualidade da Serra da Piedade – é o que propõe o projeto “Trilha São Francisco”, contemplado em outubro via Plataforma Semente. A partir do resgate da memória de uso histórico e da promoção da popularização da ciência, a trilha contribuirá com a qualificação da visitação turística, gestão territorial, manejo e conservação da biodiversidade existente no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, situado no Monumento Natural Estadual Serra da Piedade (MONAESP).
A Basílica recebe anualmente milhares de visitantes, atraídos pelos seus aspectos culturais, espirituais e naturais, representando a memória viva da ocupação da província das Minas Gerais. A Trilha São Francisco é uma das trilhas históricas do Santuário, por onde importantes personagens traçaram seus itinerários para o alto da Serra, aventurando-se em peregrinações para encontros profundos de cunho espiritual. Segundo a proponente do projeto, Aderi, seu valor histórico-cultural é inestimável.
A ideia da proposta passa, portanto, por reanimar esse percurso e conservar a história com mais um serviço oferecido à sociedade, recuperando um trecho de 1.250 metros de extensão e valorizando seus aspectos socioambientais. O itinerário da trilha, interativo e interpretativo, deverá potencializar a conservação da natureza na região e, ainda, auxiliar na manutenção do monitoramento ambiental e da prevenção a incêndios florestais, entre outras ações.
Esse projeto foi contemplado em cumprimento da cláusula 9 do Termo de Acordo celebrado no bojo dos autos do Procedimento de Apoio à Atividade Fim nº MPMG - 0024.15.001557-6 e dos Inquéritos Civis nº 0090.16.000264-9, 0319.03.000008-1 e 0319.16.000072- 9.
Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram, siga @novosemente.
Proponente: Associação de Desenvolvimento Integral (ADERI)
Municípios de Execução: Sabará e Caeté
Orçamento do Projeto: R$ 999.915,00
Período de Execução: 6 meses
Data da Contemplação: 20 de outubro de 2023
Status: Em andamento
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 22/02/2024.
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604