O lobo desperta a simpatia da sociedade em geral, por se tratar de uma espécie carismática. Ainda que seja desconhecido por parte significativa da população urbana, é um importante elemento a ser considerado em campanhas de conservação
O lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul, listado como vulnerável na maioria das unidades federativas em que ocorre, assim como na lista nacional (MMA, 2013). É uma espécie bandeira por sua expressividade e representatividade entre os mamíferos de grande porte, desempenhando importante função ecológica na regulação de populações de suas presas e na dispersão de sementes. Nesse contexto, o projeto busca conhecer a dinâmica populacional do lobo e as possíveis ameaças à população local, analisando seus hábitos e respostas comportamentais para avaliar sua presença em observações.
Como todo carnívoro de grande porte, o lobo-guará está sujeito a ameaças, com a alteração dos seus habitats primários em áreas não naturais, como lavouras e pastagens. Com o intuito de dirimir conflitos oriundos do contato desses animais com seres humanos e domésticos, a observação de fauna desperta sentimentos à espécie envolvida. Ainda que ações para a implantação dessas atividades sejam pouco utilizadas como estratégias de conservação, é essencial entender como os animais respondem à presença humana e como propiciar essa observação da fauna sem alterar seu comportamento natural e gerar prejuízos à saúde dos envolvidos.
Entre os caminhos a serem percorridos pelo projeto, destacam-se, portanto: diagnosticar a dinâmica populacional do lobo-guará na região da Reserva Particular do Patrimônio Natural Santuário do Caraça (RPPN); identificar as ameaças regionais à sobrevivência da espécie; e áreas de uso intensivo por indivíduos residentes, caracterizando seu habitat e determinando quais fatores influenciam na sua disposição espacial, interrelações, territorialidade e padrão de movimentação. Por fim, avaliar o comportamento do guará em função do observador, especialmente turistas e visitantes do Santuário do Caraça.
Esse projeto foi contemplado via Plataforma Semente, em cumprimento ao Termo de Compromisso celebrado nos autos dos Inquéritos Civis nº 0572.10.000016-3 e 0572.12.000039-1 e à cláusula 4 da Ação Civil Pública nº 5055004-90.2021.8.13.0024.
Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS. Ela recebe projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram: @novosemente.
Proponente: RPPN CARAÇA
Municípios de execução: Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara
Orçamento do Projeto: R$ 938.700,00
Período de Execução: 24 meses
Data da Contemplação: 17 de julho de 2023
Status: Em andamento
Foto/Capa: Adriano Gambarini
Fotos/álbum: Reprodução | Instituto Pró-Carnívoros e Santuário do Caraça
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, nos dias 20 e 21/12/2023.
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604