Trabalho desenvolvido no Instituto Anhangá, proponente do projeto “Um Novo Dia”, deverá ser realizado de forma organizada e exitosa, buscando a manutenção e oferecimento de qualidade de vida aos animais tutelados
O Instituto Anhangá abriga animais resgatados em situações de maus-tratos em Ibirité-MG, oferecendo assistência diária até a adoção responsável dos mesmos. Atualmente, são 365 no total, sendo 237 gatos e 128 cães. Neste contexto, o projeto “Um Novo Dia” tem como objetivo principal garantir a manutenção dos tutelados pelo Anhangá, seguindo o trabalho do Instituto de maneira digna e exitosa. Para isso, a ideia é desenvolver as melhores práticas para o bem-estar animal e a consolidação dos protocolos a serem adotados.
O proponente lembra que é real a necessidade de acolhimento de animais em situação de maus-tratos e/ou vulnerabilidade, porém, muitas cidades usam os abrigos como programa único de “política pública dos não humanos”. Aliados à falta de recursos e investimentos, o desinteresse e a inexperiência em lidar com os bichos fazem com que a multiplicação de doenças e agressões aos animais comprometam suas condições e às vezes a própria sobrevivência.
Para diminuir a população dos tutelados pelos Instituto, o projeto deverá proporcionar a implementação de diferentes formas de cuidado, alimentação, manutenção e destino desses animais, propondo ainda a consolidação de informações e protocolos relacionados. Essa proposta foi contemplada em cumprimento do Termo de Compromisso celebrado nos autos do Inquérito Civil nº MPMG-0114.21.000379-3/SEI 19.16.2503.0074699.2021.33.
Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental. A partir de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado, eles podem ser apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público. No Instagram, siga @novosemente.
Proponente: Instituto Anhangá de Defesa do Meio Ambiente
Município de Execução: Ibirité
Orçamento do Projeto: 400 mil reais
Período de Execução: 12 meses
Data da Contemplação: 16 de novembro de 2023
Status: Em andamento
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 5 de março de 2024.
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604