Publicado em: 12/09/2024
221

Visão 2030 - promovendo a educação socioambiental em escolas através da Agenda 2030

Projeto propõe a implementação de um game de realidade virtual em escolas de Santa Bárbara e Barão de Cocais, abordando a Agenda 2030 da ONU e oferecendo experiência imersiva e educativa sobre questões socioambientais

Barão de Cocais e Santa Bárbara, na região central do estado, enfrentam desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável, com impactos ambientais significativos. Neste contexto, o presente projeto representa a oportunidade de engajar, de forma inovadora e envolvente, os alunos de escolas das cidades. A promoção de educação socioambiental será feita por meio da implementação de um game de realidade virtual, que aborde a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em linhas gerais, essa agenda envolve um plano global em busca de um mundo mais sustentável aos povos e nações em 2030. Por meio da imersão nesse ambiente virtual, os estudantes terão a chance de vivenciar situações que ilustram os desafios e soluções para questões como a preservação da biodiversidade, uso responsável dos recursos naturais, redução das desigualdades sociais e promoção da paz e justiça.

Ao abordar temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, como educação de qualidade, igualdade de gênero e energia limpa e acessível, a proposta visa colaborar diretamente na construção de um futuro mais equilibrado e inclusivo às comunidades. Além de buscar conscientizar os estudantes acerca de ações individuais e coletivas, capazes de adotar práticas que promovam a sustentabilidade em suas comunidades, a ideia é elevar o nível de informação referente às questões socioambientais, preparando-os para desempenhar um papel ativo na construção desse futuro.

Esse projeto foi selecionado na Chamada Semente nº 01/2024. Sua contemplação ocorre em cumprimento da Cláusula Segunda do Termo de Ajustamento de Conduta cujo acompanhamento é objeto do PA-TAC nº 0572.23.000.163-6.

Semente

A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos socioambientais de instituições do terceiro setor. Para tanto, utiliza-se uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram, siga @novosemente.


Proponente: Serviço Social da Indústria, Departamento Regional de Minas Gerais (SESI/DRMG)

Data de Início: 1º de outubro de 2024

Municípios de Execução: Barão de Cocais, Santa Bárbara

Orçamento do Projeto: R$ 420.000,00

Período de Execução: 24 meses

Status: Em andamento

 

Crédito da foto: Shutterstock

       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: