Publicado em: 17/08/2023
78

A natureza resiste

Projeto Recomposição Florestal dos Ribeirões Caeté-Sabará foi oficialmente lançado nessa quarta e tem como objetivo o reparo de áreas afetadas por tragédias ambientais

O importante é fazer com amor, qualquer que seja a tarefa. A frase, cunhada artesanalmente em delicado bordado, ilustrava a pasta do grupo musical convidado ao fim do Fórum de Lançamento do Projeto Recomposição Florestal dos Ribeirões Caeté-Sabará, realizado nessa quarta-feira (16), no Solar Padre Corrêa, em Sabará-MG.

E tão bem representou as apresentações do projeto contemplado via Plataforma Semente, o qual deverá realizar, nos próximos três anos, a recomposição florestal das principais microbacias contribuintes dos ribeirões de Caeté e Sabará, com área correspondente superior a 33 mil hectares.

Essa sub-bacia é responsável pelo abastecimento de mais de 18 mil pessoas nos dois municípios, além de contribuir com seu excedente – suficiente para 150 mil habitantes –, para abastecer a bacia do Rio das Velhas, principal afluente do São Francisco, o Velho Chico, e referência na manutenção de cerca de 5,3 milhões de mineiros.

Abrindo o evento dessa quarta, o coordenador regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios das Velhas e Paraopeba, Dr. Lucas Pardini Gonçalves, resumiu a atuação do MPMG na defesa do meio ambiente lembrando a importância de iniciativas como a Plataforma Semente, responsável por acompanhar a execução do projeto. “O Semente representa um meio de transparência ideal para contemplar propostas como essa, devido à sua dinâmica de atuação, que inclui uma equipe multidisciplinar de triagem dedicada a cada etapa de aprovação do projeto”, citou.

Reparação de danos

Na sequência, o gerente de desenvolvimento social da AngloGold, Fernando Cláudio, abordou os projetos socioambientais de reparação referentes a UTE-Caeté-Sabará. Já a presidente do Instituto Plantando, Edna Araújo, apresentou em vídeo o trabalho do instituto proponente e contextualizou sua atuação com o Probiomas para, inclusive, detalhar etapas da proposta aos presentes. Por sua vez, o prefeito da cidade, Wander Borges, exaltou a importância do Rio Sabará e também citou a Plataforma Semente. “São iniciativas como essas que proporcionam medidas de compensação de situações ambientais a serem reparadas”, lembrou.

A urgência em manter o ambiente local bem equilibrado foi reforçada pelo coordenador do projeto, Fernando Madeira, que ainda compartilhou algumas das principais ações nos próximos meses: produção sustentável de 60 mil mudas florestais nativas e frutíferas ao ano para recompor a sub-bacia dos ribeirões; coleta e armazenamento de sementes florestais para produção dessas mudas; recomposição florestal de 120 hectares de áreas degradadas ao ano; e a capacitação de 40 produtores rurais, sitiantes e colaboradores. “Manter a qualidade dessas águas é questão de saúde pública. E mobilizar os produtores rurais e colaboradores na recomposição é uma forma de aprendizado coletivo, para o bem geral da comunidade”, pontuou Madeira.

O lançamento também convidou o promotor de justiça da Comarca de Sabará, Dr. Rodrigo Marciano, que listou iniciativas do MPMG na região, como a atividade de restauro da Capela de Santo Antônio do Pompéu, para além da proposta de recomposição florestal. O repasse dessa última corresponde a pouco mais de R$ 3 milhões, provenientes de medidas compensatórias. E, ainda, a presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Velhas), Poliana Valgas, que abordou os desafios e avanços na gestão e produção de água no Alto do Rio das Velhas, além do coordenador do subcomitê dos Ribeirões Caeté-Sabará, Jefferson Paes, responsável por destacar o trabalho de longo prazo desempenhado pelos subcomitês dessas bacias.

No ritmo das boas novas, a apresentação do grupo musical composto por Silas Fonseca, do Rancho da Cultura, e Zé Alves e Isabel Cristina, do Cantarolê, saudou os presentes no encerramento do evento, enquanto o seguinte recado no pátio interno do Solar Padre Corrêa confirmava: Sabará também é Cultura.

Para mais informações sobre o projeto, CLIQUE AQUI!


Semente

Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de propostas de relevância socioambiental apresentadas por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o estado. No Instagram, siga @novosemente.

Fotos: Fabrício Oliveira

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: