Diagnóstico e regularização ambiental, monitoramento da qualidade das águas e recuperação de paisagens, além da recomposição florestal com plantas nativas, são propostas desse projeto
Caeté e Sabará serão contempladas com um projeto de recomposição florestal nas principais microbacias relacionadas aos seus ribeirões. Isso deve ocorrer por meio do plantio de nativas, manutenção e combate a incêndios florestais nas áreas abordadas. Além disso, o objetivo da proposta inclui o monitoramento da qualidade das águas e a construção de terraços, “barraginhas” e curvas de nível.
Pesquisas, reuniões, planejamentos e levantamento de dados, inclusive de campo, serão realizados para o diagnóstico socioambiental e de qualidade das águas dos Ribeirões Caeté-Sabará e seus principais afluentes, prévias à execução das atividades. A ideia é também ampliar a capacidade de produção de mudas de espécies nativas e frutíferas do viveiro do Instituto Plantando, proponente do projeto.
O instituto proponente deverá mobilizar e capacitar produtores rurais e colaboradores na realização da recomposição florestal, que inclui as áreas de preservação ambiental (APP) degradadas e selecionadas na sub-bacia dos Ribeirões Caeté-Sabará. O público-alvo diretamente atendido pelo projeto abrange todos os produtores rurais, sitiantes e colaboradores que subsistem das águas dos mais de 20 córregos formadores dos ribeirões desses municípios, e representa cerca de 18 mil pessoas na zona rural.
Essa proposta foi contemplada em cumprimento ao Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública nº 5001808-94.2022.8.13.0567.
Para outras informações, CLIQUE AQUI.
Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o estado.
Proponente: Associação de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (Instituto Plantando)
Município de execução: Sabará e Caeté
Valor do Projeto: R$ 3.242.400,00
Período de Execução: 36 meses
Data da Contemplação: 22 de junho de 2023
Status: Em andamento
Foto: iStock / II Plantio Global
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 1º/08/2024.
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 29/01/2024
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, no dia 9/11/2023
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604