Publicado em: 20/03/2024
45

Casa do Intendente dos Diamantes Manoel Ferreira da Câmara Bethencourt e Sá

Iniciativa propõe a recuperação e revitalização do bem, tombado individualmente pelo Iphan, no Centro Histórico de Diamantina. Imóvel atualmente fechado deverá ter seu espaço adequado para futuras instalações

A “Casa do Intendente Câmara”, construída no séc. XVIII, representa um dos mais relevantes patrimônios históricos de Diamantina. Trata-se de um imóvel inserido no Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da cidade, tombado em âmbito federal. Devido às suas más condições de conservação, apesar de intervenções ao longo dos anos – a última delas na década de 1990 para reestruturação do telhado –, o edifício encontra-se fechado a décadas e necessita de urgente intervenção.

A proponente do projeto, Mitra Arquidiocesana de Diamantina, pretende sanar os fatores de degradação dos elementos arquitetônicos do casario, a fim de garantir a salvaguarda e valorização do patrimônio histórico. Com isso, requalificar sua utilização, de modo que o imóvel volte a ficar apto a receber visitas da população local, estudantes, profissionais da área e turistas, entre outros. Ao readequar suas estruturas físicas, a ideia é acolher atividades que levem “vida” ao monumento e à sua sustentabilidade, garantindo sua conservação às futuras gerações.

Ao considerar a tipologia arquitetônica e datação da edificação, os elementos de valor construtivo, estrutural e decorativo, inclusive internos, serão restaurados e deverão ser posteriormente preservados. Isso envolve, por exemplo, a compartimentação dos ambientais, forros, pisos, pinturas e escadas. O projeto deverá ainda contemplar a acessibilidade universal, obedecendo o previsto na Instrução Normativa Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nº 01/2003.

Essa proposta foi contemplada na 2ª Fase do Programa Minas Para Sempre, em cumprimento ao parágrafo segundo da cláusula segunda do Inquérito Civil nº 0027.23.000877-6.

Semente

A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental. A partir de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado, eles podem ser apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público. No Instagram, siga @novosemente.


Proponente: Mitra Arquidiocesana de Diamantina

Data de Início: 26 de fevereiro de 2024

Município de Execução: Diamantina

Orçamento do Projeto: R$ 1.000.000,00

Período de Execução: 24 meses

Status: Em andamento

 

Casa do Intendente, ao centro. Foto: Reprodução/Mitra

       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: