Ampliação do projeto tem como objetivo levar a experiência imersiva a escolas municipais e estaduais de 14 municípios
O Brasil é reconhecido mundialmente por sua biodiversidade ambiental. No entanto, essa marca de orgulho também representa diversos desafios para a conservação do meio ambiente. Um dos principais problemas enfrentados no país é o tráfico de animais silvestres, um crime de alta ocorrência em todo o território e que exige conscientização da população para que seja combatido. O projeto "Cativeiro", que trata dessa questão, entra agora em nova etapa com sua ampliação para a região de Patos de Minas.
Executado pelo Instituto Arbo, o "Cativeiro em Patos de Minas" pretende levar a experiência imersiva do filme Cativeiro a escolas municipais e estaduais de 14 municípios. O trabalho apresenta os impactos negativos do tráfico de animais, tanto para a biodiversidade quanto para os próprios animais que são capturados de forma ilegal. Ao educar a população sobre a importância de preservar a fauna silvestre e os ecossistemas, a meta é reduzir o interesse e a demanda pela compra destas espécies.
A exibição do filme, feita em óculos de realidade virtual, mostra o ponto de vista de um animal silvestre desde a sua captura, passando pelo comércio ilegal e pelos problemas enfrentados até ser levado a um Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS-MG) para que possa ser solto na natureza. A experiência gera uma compreensão mais aprofundada sobre os sofrimentos de cada espécime.
Esse projeto foi contemplado em cumprimento do Termo de Compromisso celebrado nos autos dos Inquéritos Civis nº 0058.21.000011-1 e 0058.19.000207-9, objeto de acompanhamento do PA-TAC nº 30.16.0058.0048709.2023-75.
Relembre:
Sobre o Semente
O Semente conecta o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) à sociedade, em parceria com o CeMAIS, viabilizando iniciativas transformadoras que beneficiam as pessoas e o meio ambiente. Ele é uma alternativa segura, democrática e transparente para que os Promotores de Justiça possam destinar recursos advindos de medidas compensatórias a projetos de relevante interesse socioambiental e que proporcionem resultados para toda a sociedade.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Instituto Arbo
Data de Início: 20/10/2025
Municípios de Execução: Morada Nova de Minas, Patos de Minas, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, São Gonçalo do Abaeté, Biquinhas, Três Marias, Varjão de Minas, Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba, Tiros, Arapuá, São Gotardo, Matutina
Bacias Hidrográficas: Bacia dos Rios Paracatu e Urucuia e Bacia Alto do Rio São Francisco
Orçamento do Projeto: R$ 430.000,00
Período de Execução: 11 meses
Status: Em andamento
Fotos álbum: óculos de realidade virtual do projeto. Francisco Luz/Semente
Termo de Compromisso
Plano de monitoramento
Endereço
Comercial: Rua Almirante Alexandrino, 245, Gutierrez | Belo Horizonte, Minas Gerais | CEP: 30441-036Contato
31 3370-6601