Publicado em: 29/08/2023
87

Celebrar a vida pela arte: escola de formação cultural é inaugurada

Escola inaugurada nessa sexta visa construir, por meio de atividades artísticas, um futuro promissor às comunidades de Piedade do Paraopeba, afetadas gravemente por recentes tragédias ambientais

Esta é a máxima da “Escola de Formação Artística e Cultural de Piedade do Paraopeba”: Unidos pela arte – Celebrando a vida, inaugurada nessa sexta-feira (25), na Praça da Matriz. O projeto, contemplado por meio da Plataforma Semente em julho, representa a criação de um espaço acolhedor de aprendizado e crescimento, com atividades de dança, música e outras oficinas, todas gratuitas. O objetivo é construir um futuro mais promissor a uma região tão afetada recentemente por tragédias ambientais.

E a depender do início do projeto, há muita esperança no ar de Brumadinho-MG, onde estão situadas as comunidades de Piedade. A inauguração da Escola contou com apresentações artísticas diversas – com direito a violão, teclado, gaita, bateria, ballet e o coral Vozes do Vale do Paraopeba, precursor do sonho coletivo de uma emancipação cultural da comunidade.

“A presença, incentivo e participação da Plataforma Semente ampliam as possibilidades de acesso, transformação e preservação ambiental, cultural e social na nossa região. Juntos, queremos promover um futuro mais brilhante para todos nós”, disse a maestrina do coral, presidente da Associação Vozes do Vale Paraopeba e proponente do projeto, Tânia Caramaschi.

Para todos

A iniciativa abrange as diferentes faixas etárias e comunidades de Brumadinho, como lembra Tânia. “Quando digo ‘comunidade’, estou me referindo a todo o nosso distrito de Piedade, que é bastante amplo, indo daqui até Suzano. Então isso é para crianças, adolescentes, jovens, adultos e, claro, para nós da terceira idade”, reforçou a maestrina.

Nesse contexto de busca por um fortalecimento cultural em uma região tão ambientalmente ameaçada, outros instrumentos musicais para além dos “tradicionais”, como o violão e a bateria, serão ensinados. São os casos do ukulele, xilofone e tambores, adquiridos também com recursos de medidas compensatórias ambientais para a escola.

Na primeira semana de setembro, aulas de introdução à música e dança serão ministradas aos alunos inscritos. Além disso, atividades adicionais para ensaios do coral serão realizadas ao longo do mês. A grade de dias e horários do ballet infantil, dança de salão, dança terapia para adultos e técnica vocal também está definida.

Ao fim do evento de boas-vindas dessa sexta-feira, que contou ainda com uma experiência gastronômica local, cada convidado foi presenteado com a muda de um ipê roxo, representando a dedicação à preservação do meio ambiente e ao florescimento da comunidade. Viva a natureza, a arte e cultura de Piedade do Paraopeba.

Para mais informações sobre as aulas na “Escola de Formação Artística e Cultural de Piedade do Paraopeba”, CLIQUE AQUI!

Semente

Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o estado.


Texto e fotos: Lucas Rodrigues

Arquivos

Arquivo

Escola inaugurada nessa sexta visa construir, por meio de atividades artísticas, um futuro promissor às comunidades de Piedade do Paraopeba, afetadas gravemente por recentes tragédias ambientais

Clique aqui e acesse!

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: