Com oficinas de música e dança, projeto busca o resgate da identidade cultural no distrito de Brumadinho, fortalecendo os laços comunitários e contribuindo para a reconstrução emocional e social dos participantes
Criar um ambiente acolhedor, de aprendizado e crescimento, onde os participantes possam desenvolver suas habilidades, expressar-se livremente e construir um futuro promissor por meio da arte. A “Escola de Formação Artística e Cultural de Piedade do Paraopeba: ‘Unidos pela Arte – Celebrando a Vida’”, projeto contemplado pela Plataforma Semente no último dia 6 de julho, foi pensada para valorizar a música e a dança como expressões artísticas fundamentais da cultura brasileira.
Essa valorização deve envolver, além dos futuros participantes, profissionais e agentes culturais da região na promoção da economia criativa local. O projeto também tem como proposta desafiar preconceitos e estereótipos, focando no potencial artístico e criativo presente nas comunidades. A ideia é construir “pontes” entre a arte e a realidade local, promovendo o acesso e a formação de profissionais da arte para que eles possam, inclusive, contribuir para o enriquecimento cultural e social de Brumadinho.
A estimativa do projeto é de 100 oficinais de dança e 150 de música, com a formação de dez turmas (quatro de dança e seis de música) ao longo de dez meses. Será ministrada uma aula por semana, com 1 hora de duração cada. Entre as aulas de música, estão incluídos instrumentos como piano, violão, ukulele e bateria. Já entre as danças, destacam-se ballet e dança de salão, entre outras.
Neste mês de volta às aulas em Piedade do Paraopeba, os professores apresentarão o projeto para a captação de alunos e instrutores nas escolas da região, com o convite para a aula inaugural. Os interessados deverão passar por um processo de inscrição e avaliação inicial, onde serão identificados o instrumento e a modalidade de dança desejados, assim como a motivação de aprendizado.
Essa proposta foi contemplada em cumprimento ao Termo de Compromisso celebrado nos autos ação civil pública nº 5002343-33.2021.8.13.0090.
CLIQUE AQUI e relembre a inauguração da Escola.
Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o estado. No Instagram, siga @novosemente.
Proponente: Associação Vozes do Vale do Paraopeba
Município de execução: Brumadinho
Valor do Projeto: R$ 467.460,00
Período de Execução: 13 meses
Data da Contemplação: 6 de julho de 2023
Status: Em andamento
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 18/01/2024.
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604