Projeto trabalha para apoiar e acelerar o processo de transição de veículos de tração animal para equipamentos elétricos, sem perder as tradições do município
Muitas cidades históricas de Minas Gerais contam com o uso de veículos de tração animal, como carroças e charretes, em passeios turísticos. No entanto, essa situação é preocupante por causar sofrimento físico e mental nos animais – principalmente cavalos — que são utilizados: eles apresentam problemas como baixo escore corporal, doenças respiratórias, ferimentos e desgaste dentário. O projeto "Charretour - Charrete Elétrica para a inovação na cidade de Tiradentes" busca uma solução moderna e sustentável para resolver este problema.
A partir de um protótipo desenvolvido no projeto "Transição do Veículo de Tração Animal para a Inovação (Protótipo - Tiradentes)", a proposta atual busca implementar essa mudança de forma gradual, ética e viável para a cidade. A medida atende as demandas por práticas mais sustentáveis e inovadoras no turismo e também reflete o avanço no direito dos animais, reconhecendo a necessidade de eliminar práticas que podem ser nocivas à sua saúde.
O "Charretour" visa substituir dez charretes atuais por carruagens elétricas, capacitando e treinando a Associação dos Charreteiros sobre o uso correto dos equipamentos. Além disso, o projeto também quer conscientizar a comunidade de Tiradentes sobre o uso de tecnologias limpas e práticas que respeitem os direitos dos animais. O objetivo final é estabelecer o município como exemplo de mobilidade sustentável e turismo consciente.
Esse projeto foi contemplado em cumprimento à cláusula III, item 12, do Termo de Compromisso celebrado nos autos do Inquérito Civil nº 0188.13.000320-8.
Leia também: Tiradentes inicia substituição de veículos de tração animal por charretes elétricas
Sobre o Semente
O Semente é hoje o maior banco de projetos socioambientais de Minas Gerais e do país. Iniciativa do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, a plataforma virtual conta com amplo acesso em todo o Estado e recebe propostas de instituições do terceiro setor.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Instituto Arbo
Data de Início: 03/02/2025
Município de Execução: Tiradentes
Bacia Hidrográfica: Bacia do Rio Grande
Orçamento do Projeto: R$ 1.805.000,00
Período de Execução: 08 meses
Status: Em andamento
Foto: Marina Bahia/Semente
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604