Espaço foi reaberto no final de julho após meses de trabalho na recuperação da estrutura e obras de arte antes deterioradas
Joia do patrimônio histórico e cultural da região central de Minas Gerais, a Capela Santo Antônio do Pompéu passou por um trabalho completo de restauração que devolveu o brilho dos seus quase 300 anos. Localizado em Sabará, o espaço conta com elementos que marcam o estilo barroco mineiro e foi reaberta à comunidade do bairro Pompéu depois de pouco mais de meio ano de minucioso restauro, que recuperou a beleza original das obras de arte localizadas na sua parte interna e também o telhado da estrutura.
A cerimônia de reabertura, no último dia 26 de julho, contou com uma celebração religiosa e apresentações culturais no espaço, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1958. As intervenções começaram no dia 10 de janeiro e tiveram à frente a Conservare Restauro, de Ouro Preto, chefiada pelo professor Sílvio Luiz Rocha Vianna de Oliveira, especialista na área de conservação-restauro.
"Foi possível resgatar o aspecto original das talhas (madeira esculpida e pinturas). A talha do retábulo foi esculpida, certamente, entre 1720 e 1730. Precisamos desmontar parte significativa do camarim (compartimento onde fica a imagem do padroeiro) e reforçar toda sua estrutura. Respeitamos o original e também o restauro primoroso feito, em 1982, pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA)", explica Vianna.
Já o vice-presidente da AMAP (Associação de Moradores e Amigos do Bairro Pompéu), Wellington Fonseca, comemorou a conclusão do trabalho. "A capela é o cartão postal do bairro, o patrimônio mais valioso que temos aqui. É um legado que a gente deixa para as futuras gerações", destaca. Proposto pela AMAP junto à Arquidiocese de Belo Horizonte, via Memorial Arquidiocesano e Prefeitura de Sabará, o projeto foi viabilizado por meio do Semente no lançamento do Programa Minas para Sempre. O investimento foi de cerca de R$ 850 mil.
Sobre o Semente
O Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do MPMG, em parceria com o CeMAIS, para recebimento de propostas socioambientais de instituições do terceiro setor. Para tanto, utiliza-se uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. Hoje é considerado o maior banco de projetos socioambientais de Minas Gerais. No Instagram: @novosemente.
Fotos: Memorial da Arquidiocese de BH e Francisco Luz/Semente
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604