Iniciativa busca restauração geral de bem, originalmente um prédio escolar e hoje tombado pelo município de Bias Fortes. Espaço servirá para desenvolver ações de salvaguarda
A relação direta com as duas dimensões da história do patrimônio local: a imaterial e a material. O imóvel do “Grupo Escola Cardeal Dom Carlos Mota”, em Bias Fortes, na Zona da Mata mineira, é tombado municipalmente e tido como um local propício para a promoção de ações de salvaguarda de grupo cultural dedicado à valorização do jongo, entre outros. O bem, porém, encontra-se em desuso e mal conservado devido ao desgaste do tempo, necessitando de uma restauração geral, objetivo do projeto “Cultura e Educação de Mãos Dadas”.
O “Grupo Folclórico Jongo Caxambu”, com proteção federal por registro, irá utilizar a sede para desenvolver tais ações. A ideia, ao recuperar um imóvel tombado para a instalação de um centro de referência cultural, é propiciar o acesso à toda a população para melhor conhecimento da história local, apropriando-se da sua memória e promovendo a valorização do jongo – cultura centenária que carece de um espaço para seguir sua recriação à posteridade.
Outros grupos, como os de maculelê e congada, também deverão ser acolhidos nesse centro, de portas abertas de segunda a sexta-feira, aos moradores e visitantes de Bias Fortes. Esse projeto foi contemplado via Semente na 3ª fase do Programa Minas para Sempre, com recursos de medida compensatória ambiental estabelecida em cumprimento das cláusulas 7 e 7.2 do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública nº 500184079.2022.8.13.0024.
Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos socioambientais de instituições do terceiro setor. Para tanto, utiliza-se uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram, siga @novosemente.
Proponente: Associação Grupo Folclórico Jongo de Bias Fortes-MG
Data de Início: 02 de setembro de 2024
Município de Execução: Bias Fortes
Orçamento do Projeto: R$ 680.900,00
Período de Execução: 5 meses
Status: Em andamento
Foto: Prefeitura de Bias Fortes/Divulgação
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604